Casa da Gestante completa um mês acolhendo grávidas que vêm do interior

16 de setembro de 2021 - 09:04 # # # # #

A Casa da Gestante completou um mês de funcionamento. O local oferece apoio para grávidas que vêm do interior do Ceará e que necessitam permanecer na Capital enquanto recebem acompanhamento médico.

A dona de casa Regilane Sousa tem uma gestação de risco e precisa de supervisão médica. Ela é natural da cidade de Itapajé, na Região Norte do Estado, e acredita que tudo seria mais complicado se não fosse a Casa da Gestante do Hospital Geral de Fortaleza (HGF).

“Como o hospital da minha cidade não tem estrutura para atender a gente, seria muito difícil se eu não tivesse vindo para o HGF. Por ser uma gravidez de risco, poderia ter acontecido alguma coisa. Aqui eu estou sendo medicada e acompanhada”, explica Regilane.

Há um mês, a Casa da Gestante foi inaugurada com o intuito de oferecer acolhimento às mães que são atendidas no HGF. O espaço evita uma verdadeira peregrinação de mulheres que vêm do interior do Estado necessitando de suporte na fase do pré-natal e do puerpério.

“São pessoas que de fato têm condições de alta, mas possuem alguma necessidade de estar vinculada ao Hospital. Por exemplo, as puérperas com bebês que nasceram com alguma má formação. Elas devem estar perto deles, mas não precisam estar internadas”, explica Shirley Bruno, coordenadora do Serviço de Obstetrícia do HGF.

A filha de Germilda Matias nasceu com uma má formação no coração. Enquanto aguarda a criança receber alta, ela continua na Casa da Gestante. “Hoje eu posso ficar mais perto dela. Eu posso ir lá no Hospital e tirar o leite dela todo dia. É um apoio muito grande para nós”, relata a dona de casa.

Na Casa, as mulheres não são chamadas de pacientes. São hóspedes que, em cada cantinho, encontram uma porção de acolhimento e amor. Afinal, a Casa da Gestante preza pelo atendimento humanizado neste momento tão delicado para as mães.

Como explica a voluntária Adriana Queiroz, “o mais importante é a humanização do atendimento. Aqui podemos dar tempo, amor e carinho para elas.”

Compartilhe e siga a TVC nas redes sociais:

Facebook: TV Ceará

Instagram: @tvceara

Twitter: @tvceara

Youtube: TV Ceará HD