Suicídio é a segunda maior causa de morte de jovens entre 15 a 29 anos

15 de setembro de 2021 - 10:33 # # # #

A Organização Mundial da Saúde (OMS) chama atenção para esse dado alarmante. Para evitar tantas perdas, várias iniciativas se unem a favor da vida.

O suicídio é um perigo silencioso que tem aparecido cada vez mais cedo. Segundo a Organização Mundial da Saúde, ele é a segunda principal causa de morte de jovens entre 15 e 29 anos. No Brasil, um estudo realizado pelo Mapa da Violência mostrou que os casos aumentaram 65% entre pessoas com idade entre 10 e 14 anos.

No Ceará, a Secretaria da Saúde registrou mais de um suicídio por dia no ano de 2020. O isolamento provocado pela pandemia de Covid-19 piorou a situação e ficou muito difícil traçar um perfil dos casos para auxiliar o enfrentamento ao problema. Cada relato é uma história muito particular.

Foi preciso mudar a forma como se abordava a questão do suicídio para encarar a dura realidade publicamente. Não dava mais para tratar o problema tapando os olhos para o que crescia assustadoramente diante de famílias dilaceradas.

“É importante que a família esteja atenta. As campanhas estão sendo feitas para que os familiares tenham mais informação sobre o que fazer quando perceber uma mudança de comportamento e como procurar ajuda”, afirma a presidente do Instituto Bia Dote, Lucinaura Diógenes.

Por meio de uma dor muito grande, é possível ressignificar o sentido da vida. Transformar luto em luta. Assim, surgem grandes iniciativas de prevenção ao suicídio.

Em 2013, cinco anos após a partida de uma adolescente, nasceu o Instituto Bia Dote. A organização sem fins lucrativos trabalha com a prevenção do suicídio. Desde então, várias vidas foram salvas através de uma grande rede de profissionais e voluntários. Eles se dividem no acolhimento e acompanhamento de quem está sofrendo.

“A pessoa chega aqui com sofrimento. Se ela não se sentir acolhida aqui, ela não vai querer voltar”, explica Cecília Sousa, estudante de psicologia e voluntária do Instituto.

Confira outros canais de ajuda e valorização da vida:

• Centros de Atenção Psicossocial;

• Centro de Valorização da Vida (telefone: 188 – www.cvv.org.br);

• Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (telefone: 193);

• Hospital de Saúde Mental de Messejana (telefone: (85) 3101.4348 – www.hsmm.ce.gov.br).

CAMPANHA SETEMBRO AMARELO FOI TEMA DO CENA PÚBLICA

Cristian De Carli recebeu o psiquiatra Dr. Fábio Gomes de Matos, coordenador o Programa de Apoio à Vida da Universidade Federal do Ceará, e Rejane Felipe voluntária do Centro de Valorização da Vida (CVV).

Assista ao programa completo.