Especialistas alertam para riscos à saúde com caravelas-portuguesas

10 de setembro de 2021 - 09:55 # # # # # #


A caravela-portuguesa chama a atenção por sua coloração e aparência diferentes, mas é preciso ter cuidado. Ela pode causar reações alérgicas em contato com a pele.

“A pessoa que tiver contato pode sentir dor, coceira e vermelhidão. Em casos mais graves, pode pegar uma região maior do corpo”, explica o chefe de equipe da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Praia do Futuro, Italo Feitosa.

As caravelas-portuguesas surgem com maior frequência no litoral cearense no segundo semestre do ano. Os fortes ventos fazem com que elas sejam trazidas para a faixa de areia, mas esse não é o único fator. O aquecimento global e a pesca predatória também têm causado um desequilíbrio no ecossistema.

“Elas aparecem bastante nesses meses por ser um período de reprodução”, diz o bombeiro militar Bruno Torquato.

Com o aumento do aparecimento das caravelas-portuguesas na região, os atendimentos de queimaduras na UPA da Praia do Futuro, em Fortaleza, também cresceram. Nos meses de julho e agosto deste ano, já foram registrados cinquenta casos. A média mensal do primeiro semestre era de 5 casos.

“Caso tenha contato com a caravela, evite limpar com água e sabão. O ideal é usar vinagre, pois ele neutraliza a substância”, completou o chefe de equipe da UPA.

Ao encontrá-las na faixa de areia, evite encostar nelas, pois ainda estão liberando toxinas. 

“A orientação para os pais é controlar a ida das crianças ao mar e, se possível, colocar  blusas de proteção nelas”, afirma o bombeiro militar.

Siga a TVC nas redes sociais:

Facebook: TV Ceará

Instagram: @tvceara

Twitter: @tvceara

Youtube: TV Ceará HD