Parceria entre emissoras e universidades públicas, conheça o “UniVERciência”

7 de junho de 2021 - 10:42 # # # # # # #

Parceria entre universidades e emissoras públicas, o programa “UniVERciência” promove a ciência produzida no Nordeste.

O ‘UniVERciência’ é o primeiro programa brasileiro de TV aberta e Internet, produzido em parceria entre universidades públicas e TVs públicas nordestinas, com foco na promoção, na popularização e na difusão da ciência. No Ceará, o programa vai ao ar pela TVC aos sábados, às 9h30, com horário alternativo às terças-feiras, meia-noite.

Criado em 2020 pela TV UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia), o ‘Univerciência’ transformou-se, a partir da parceria entre a TVE Bahia e universidades públicas espalhadas pelo Nordeste, em um conteúdo colaborativo com alcance e repercussão nacional, através da veiculação em TV’s públicas, educativas, culturais e universitárias, e nos canais das emissoras e das universidades na Internet.

Na primeira temporada serão exibidos 15 programas de 26 minutos, que trazem resultados do conhecimento e saberes nas Universidades na relação com o cotidiano da população nordestina. A produção, articulação e distribuição do ‘Univerciência’ é feita pela TVE Bahia, com exibição da TV Ceará aqui no estado. Os conteúdos produzidos pelas próprias universidades nordestinas terão apresentação, produção e edição final da TV UESB.

O programa poderá ser assistido em diferentes dias e horários nas diversas emissoras, que juntas alcançam cerca de 40 milhões de pessoas em 10 estados brasileiros, e será disponibilizado semanalmente nos canais na Internet por cada TV e universidades participantes.

No primeiro episódio do programa, destaca-se as pesquisas e ações das universidades para ajudar a combater a pandemia do coronavírus, com tecnologias e possíveis soluções para ajuda o sistema público de saúde. No segundo, o programa traz a história e evolução das vacinas produzidas pela humanidade, além de um composto contra superbactérias e pesquisas com cacau no Brasil.

No Ceará, os dois primeiros episódios já foram exibidos e podem ser assistidos na íntegra pelo canal da TV Ceará no youtube.

Siga a TVC nas redes sociais:

Facebook: TV Ceará

Instagram: @tvceara

Twitter: @tvceara

Youtube: TV Ceará HD