CPI da Covid é tema no Cena Pública e convidados avaliam contradições nos depoimentos

27 de maio de 2021 - 12:20 # # # # #

No Cena Pública da última terça-feira (25), Carla Soraya trouxe o tema “CPI da Covid” para uma análise junto aos cientistas políticos Mariana Dionísio, Monalisa Soares e Uriban Xavier. 

O recente depoimento do ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello e do presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres, geraram algumas contradições e demonstraram desleixo na administração da crise na saúde.

Entre os assuntos investigados pela comissão estão: negligência do governo federal na compra de vacinas contra a covid; minimização da gravidade da pandemia; ausência de incentivo à doação a adoção de medidas restritivas como o isolamento social e o uso de máscaras; promoção de tratamento precoce e remédios sem comprovação científica; militarização do Ministério da Saúde.

Instalada pelo Senado desde o dia 27 de abril deste ano, a CPI da Covid, como é popularmente chamada, é a comissão parlamentar de inquérito responsável por apurar ações e omissões do atual governo federal de Jair Bolsonaro, e eventuais desvios de verbas federais enviados aos Estados para o enfrentamento da pandemia de Covid-19.

O senador Omar Aziz (PSB-AM) foi eleito o presidente da CPI. Ao seu lado, Randolfe Rodrigues (REDE-AP) como vice-presidente e Renan Calheiros (MDB-AL) como relator dos trabalhos. Este último, gerou polêmica entre os governistas por ser pai de um governador de Alagoas, e mesmo depois do início dos trabalhos de uma liminar tentando tirá-lo da relatoria, Renan continua e as reclamações também.

Já na primeira semana de CPI, a reunião teve pedido de suspensão. Senadores independentes, e de oposição ao governo, reagiram e afirmaram que o relatório final da CPI vai ser submetido à votação e tem que ser aprovado pela maioria dos membros da comissão. O senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) também foi interrogado.

Apresentado por Carla Soraya, o Cena Pública vai ao ar nas terças às 22h, na TV Ceará, no site da emissora, no canal do YouTube e nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.

Assista ao programa na íntegra: