A importante atuação dos médicos veterinários no controle de endemias e na vigilância sanitária

13 de abril de 2021 - 11:35 # # # # # #

Os profissionais têm integrado as equipes de vigilância sanitária que atuam verificando o cumprimento do decreto de segurança sanitária estadual.

Desde 2011, os médicos veterinários fazem parte do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Com isso, os profissionais conseguem monitorar de perto eventuais riscos à saúde na interação entre humanos, animais e o meio ambiente.

Em visitas domiciliares, os médicos veterinários podem ajudar famílias que possuem animal de estimação, evitando doenças zoonóticas que passam de animais para humanos. Atualmente, esse tipo de doença é responsável por 60% das infecções em humanos.

O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-CE), Atualpa Soares explica que qualquer produto de origem animal, que está a mesa da população hoje, já passou pelo clínico médico veterinário. Seja no início do rebanho, cuidando da sanidade dos animais, na produção ou até mesmo na hora da fabricação dos produtos.

O papel dos veterinários ficou ainda mais importante com a chegada da pandemia. Os profissionais participam de estudos e pesquisas, incluindo as de vacinas, além de orientar no manejo de resíduos e de doenças transmissíveis por alimentos, vetores, animais e alterações ambientais.

Na capital cearense, os profissionais têm integrado as equipes de vigilância sanitária que atuam verificando o cumprimento do decreto de segurança sanitária estadual.

“Os veterinários auxiliam no controle de endemias, ou seja, no controle de arboviroses, leptospiroses […] Todas essas áreas têm primordialmente um papel sendo exercido pelo médico veterinário”, completa Atualpa Soares (CRMV-CE).

Siga a TVC nas redes sociais:

Facebook: TV Ceará

Instagram: @tvceara