Ceará é referência nacional em transparência de dados sobre a situação epidemiológica

9 de abril de 2021 - 12:20 # # # # #

A plataforma “Ceará Transparente” já soma mais de 600 mil acessos esse ano.

Uma das principais características de uma democracia é a transparência. Por meio dela, o cidadão pode acompanhar, opinar e até mesmo denunciar, como vem sendo administrado os recursos públicos.

No Brasil, esse acesso é garantido na legislação por meio da “Lei da Transparência”. No Ceará, a plataforma Ceará Transparente torna possível, com alguns cliques, assistir de forma detalhada quais são as receitas, licitações, contratos, despesas e outras informações a respeito da administração estadual. Esse acompanhamento é resultado dos investimentos feitos pelo Governo do Estado no combate à pandemia do coronavírus.

O Ceará está entre os primeiros lugares na qualidade de transparência de dados sobre a situação epidemiológica no país, de acordo com a plataforma Open Knowledge Brasil (OKBR). Assim como as informações sobre a aplicação dos recursos do combate à pandemia, disponíveis no portal Ceará Transparente que atingiu a marca de 6 milhões de acessos somente no mês de março deste ano. Só nos 3 primeiros meses de 2021, foram mais de 600 mil acessos.

A ferramenta funciona desde 2009 e tem como objetivo facilitar a busca de informações e dados públicos para o cidadão. Isso demonstra que o papel do controle social vem ganhando força dentro do Estado e segue sendo incentivado.

O Coordenador de Ética e Transparência do Estado, Kassyo Modesto explica que existem duas abordagens. A primeira é a de transparência ativa, na qual é feita a gestão da plataforma Ceará Transparente. A segunda é a de transparência passiva, em que o cidadão pode solicitar outras informações que não chegam a ser disponibilizadas de forma proativa na ferramenta.

Siga a TVC nas redes sociais:

Facebook: TV Ceará

Instagram: @tvceara

Twitter: @tvceara

Youtube: TV Ceará HD