Vacinação contra a Covid-19 evitou 2ª onda de contaminação em profissionais da saúde no Ceará

6 de abril de 2021 - 11:29 # # # # # # #

Cerca de 500 mil profissionais da saúde já receberam ao menos uma dose do imunizante.

Uma pesquisa importante, realizada pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), mostra que a vacinação contra a Covid-19 pode ter evitado uma segunda onda de contaminação em profissionais da saúde.

A pesquisa comparou o período mais crítico da pandemia, ainda no ano passado, com os meses de janeiro à março deste ano. Enquanto que em 2020 as curvas de contaminação da população em geral e dos profissionais da saúde tinham comportamentos semelhantes, a partir do dia 18 de janeiro (início da vacinação no Ceará) as curvas tiveram comportamentos distintos.

No ano passado, a população de modo geral estava em uma curva ascendente, demonstrando uma segunda onda de contaminação pelo novo coronavírus, enquanto a curva de contaminação em profissionais da saúde de manteve estável.

Esses dados são importantes para comprovar que quanto menos profissionais da saúde contaminados pela Covid-19, e consequentemente afastados devido a contaminação, mais assistência as unidades de saúde irão ter. Também não se pode desconsiderar que o número de óbitos nesse seguimento de pessoas cai consideravelmente.

De acordo com o Vacinômetro, até agora cerca de 500 mil profissionais da saúde já receberam ao menos uma dose do imunizante contra a Covid-19 no Ceará. São profissionais essenciais na linha de frente do combate à pandemia.

Confira no Repórter TVC

Siga a TVC nas redes sociais:

Facebook: TV Ceará

Instagram: @tvceara

Twitter: @tvceara

Youtube: TV Ceará HD