TV Ceará vence Prêmio ADPEC de Jornalismo

12 de fevereiro de 2020 - 15:50 # # # #

A TV Ceará foi vencedora na categoria campanha nacional da terceira edição do Prêmio ADPEC de Jornalismo da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Ceará. Com a série “Liberdade: palavra feminina”, a emissora pública levou o prêmio na categoria telejornalsimo – tema campanha nacional e o terceiro lugar na categoria telejornalismo – tema livre, com a reportagem “Escolha Amar”.

A série de reportagens sobre o combate à violência contra a mulher foi dividida em 3 episódios e mostrou como as políticas públicas podem ajudar a diminuir os índices de feminicídio que, infelizmente, são mais comum do que deveria. “Liberdade: palavra feminina” teve reportagens das jornalistas Camila Lima e Soraya Santos, edição de Mônica Silveira, edição de arte de Leandro cazumbá, produção de Karine Serpa e imagens de José Valdenor.

Para a jornalista Soraya Santos, como repórter, apesar de já ter feito matérias sobre adoção, essa se desenvolveu com um novo olhar. “Falamos de crianças e adolescentes que tem mais 11 anos e sonham ser adotadas. Público que está bem distantes do perfil estabelecido pelos atuais. Mudar o cenário parece até impossível. Mas descobrimos que entre os programas desenvolvidos pela Defensoria Pública do Ceará o “Apadrinhamento” surge como uma luz no fundo do tunel daqueles que já sem perspectivas, redescobrem o amor”.

A repórter Camila Lima destaca que a série de reportagens foi um trabalho intenso de pesquisa, de buscapor personagens e todo um cuidado para que o resultado fosse um incrível incentivo as mulheres, que passam por algum tipo de violência, a denunciar. “E mais que isso, tivemos todo um esmero para apontar caminhos, mostrar que é possivel, que existe a Casa da Mulher Brasileira, que existem mulheres que conseguiram retomar seus caminhos. O prêmio foi um reconhecimento ao trabalho em equipe, ao cuidado com a temática e mais que isso, um incentivo para que os meios de comunicação possam tratar violência contra a mulher de uma maneira mais sensível e atenta, sob a perspectiva de ajuda, de serviço e não de julgamentos.”

Para a equipe de jornalismo da TV Ceará, o prêmio tem um significado todo especial. Em uma redação que abriga mulheres absolutamente diferentes, com idades das mais variadas, referências múltiplas, posições políticas distintas, todas conheciam histórias de mulheres que passaram por situações de violência. Como comunicadoras, como fazer alguma coisa que tivesse qualquer chance de ajudar uma mulher que estivesse enfrentando essa luta? Da conversa surgiu a proposta de uma série. A ideia inicial era produzirmos uma espécie de “guia” que pudesse alcançar o maior número de mulheres, e, quem sabe, de alguma forma, ajudá-las a encontrar essa saída para uma situação tão absurda como é a violência contra a mulher. A série “Liberdade: palavra feminina” foi a nossa forma.

Assista à série vencedora do Prêmio ADPEC de Jornalismo

Série Liberdade: Palavra feminina – Episódio 1

Série Liberdade: Palavra feminina – Episódio 2

Série Liberdade: Palavra feminina – Episódio 3

Inscreva-se no nosso canal. TVC. Você aqui.
https://www.youtube.com/tvcearahd

Siga-nos no Facebook:
https://www.facebook.com/tvceara

Siga-nos no Instagram:
https://www.instagram.com/tvcearahd

Siga-nos no Twitter:
https://twitter.com/tvceara

Fale com a TV Ceará:
Whatsapp – (85) 9 8439.5005