UFC desenvolve suplemento alimentar para combater a desnutrição

12 de setembro de 2019 - 13:41 # #

O quadro “Universidade é Comunidade” desta semana mostra que a Universidade Federal do Ceará (UFC) está conectada com o mundo, através de uma pesquisa realizada com instituições de ensino da América Latina, África, Ásia e dos Estados Unidos. Trata-se do estudo que pretende melhorar a flora intestinal de crianças desnutridas, com o auxílio de um suplemento.

O estudo, realizado pelo Núcleo de Biomedicina (NUBIMED) da UFC, analisou, em amostras fecais, as características da microbiota intestinal de cerca de 3 mil crianças, saudáveis e desnutridas, com até 60 meses de idade, em países de diferentes regiões geográficas, como Brasil, Peru, África do Sul, Tanzânia, Bangladesh, Índia, Paquistão e Nepal. As microbiotas são um conjunto dos microorganismos que habitam um ecossistema, principalmente bactérias.

Os pesquisadores identificaram que microbiotas saudáveis possuíam em comum um grupo de 15 bactérias (não maléficas), que serviram para a criação de um grupo-controle, ou seja, se crianças desnutridas desenvolvessem esse grupo de bactérias, isso significaria que estariam alcançando melhores condições de saúde, por terem microbiotas mais próximas às encontradas nas crianças saudáveis.

Com informações Agência UFC de Notícias

O quadro “Universidade é Comunidade” é exibido todas às quartas-feiras no Jornal da TVC, às 18h30.

Inscreva-se no nosso canal. TVC. Você aqui.
https://www.youtube.com/tvcearahd

Siga-nos no Facebook:
https://www.facebook.com/tvceara

Siga-nos no Instagram:
https://www.instagram.com/tvcearahd

Fale com a TV Ceará:
Whatsapp – (85) 9 8439.5005