Análise de Fato discute a reforma da Previdência

10 de julho de 2019 - 10:42

O plenário da Câmara dos Deputados começou nesta terça-feira (9), a discussão da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da reforma da Previdência. A votação da PEC, em primeiro turno, deve ser votada nesta quarta-feira.

Como se trata de uma mudança na Constituição, será preciso ainda uma nova sessão na Câmara, além da votação em mais dois turnos no Senado antes de seguir para a sanção presidencial.

Na sessão de ontem a oposição conseguiu obstruir a votação e fazer com que o governo federal aceitasse fazer uma modificação no relatório da reforma para facilitar a aposentadoria das mulheres.

O governo já havia cedido também em outros itens como a retirando das modificações para o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e aposentadoria rural. Todas essas alterações fazem parte da estratégia do governo Bolsonaro para conseguir os 308 votos necessários à aprovação da reforma.

A reforma vai alterar as regras para o trabalhador requerer a aposentadoria, como a exigência de uma idade mínima – condição hoje inexistente. Mas haverá modelos de transição para quem já está no mercado de trabalho. Também vai mudar o valor da pensão para quem tem direito a esse benefício.

No Análise de Fato desta semana, o economista Flávio Ataliba fala sobre as principais mudanças da reforma e como elas vão afetar os brasileiros.

JORNAL DA TVC – Segunda à sexta, às 18h30.

Inscreva-se no nosso canal. TVC. Você aqui.
https://www.youtube.com/tvcearahd

Siga-nos no Facebook:
https://www.facebook.com/tvceara

Siga-nos no Instagram:
https://www.instagram.com/tvcearahd

Whatsapp da TV Ceará:
(85) 9 8439.5005