Universidade é Comunidade: Cirurgia corrige malformação de bebê ainda no útero

6 de junho de 2019 - 12:40

Médicos da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand – MEAC, da Universidade Federal do Ceará, realizam cirurgia de correção de má-formação congênita de um bebê ainda dentro do útero da mãe. Um avanço da medicina, fruto do ensino público de qualidade. Essa iniciativa é o tema do quadro Universidade é Comunidade desta semana.

Também conhecida como espinha bífida aberta, a mielomeningocele é uma malformação congênita da coluna vertebral do bebê em que as meninges, a medula e as raízes nervosas estão expostas. O defeito surge antes da 8ª semana de gestação, durante a fase de formação dos órgãos.

Se não corrigido, traz graves sequelas no desenvolvimento neurológico da criança. As causas são multifatoriais, podendo ser genéticas ou ambientais.

A Sociedade Brasileira de Neurocirurgia estima que a cada 1.000 nascimentos, 1 a 10 bebês podem ter essa condição. Por isso, a medicina fetal tem concentrado esforços para tentar corrigir as malformações com o máximo de precocidade, evitando danos mais severos. A técnica mais comum é uma neurocirurgia nos primeiros dias após o nascimento. Mas nos últimos anos, a cirurgia no bebê ainda no útero da mãe tem sido a opção mais eficaz.

A principal inovação na técnica utilizada na cirurgia de Maria Giovana é que ela é feita “a céu aberto”, ou seja, os médicos colocam o útero da paciente para fora e fazem uma pequena incisão nele, através da qual operam a coluna do feto. Em seguida, fecham as incisões e o útero é inserido novamente no abdômen da mãe. A gestação segue normalmente até o nascimento do bebê, geralmente prematuro.

O procedimento foi um sucesso: mãe e bebê se recuperam muito bem e seguirão monitoradas até o nascimento.

“Universidade é Comunidade” é exibido toda quarta-feira.

JORNAL DA TVC – Segunda a sexta, às 18h30.

#JornaldaTVC #Medicina #UFC #TVC

Inscreva-se no nosso canal. TVC. Você aqui.
https://www.youtube.com/tvcearahd

Siga-nos no Facebook:
https://www.facebook.com/tvceara

Siga-nos no Instagram:
https://www.instagram.com/tvcearahd