Inovações desenvolvidas pelo TJCE são destaque no Judiciário em Evidência

15 de março de 2019 - 16:44 # # # # #

 

As inovações desenvolvidas pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) voltadas à produtividade e à melhoria dos serviços são destaque no Judiciário em Evidência desta semana. Quem fala sobre o assunto é o secretário de Planejamento e Gestão do Tribunal, Sérgio Mendes de Oliveira Filho.

Entre as novidades está o Sistema de Estatística e Informações (SEI), disponível para magistrados e servidores desde o mês de fevereiro. Segundo o secretário, a ferramenta é atualizada diariamente e “possui uma base de dados única, que contempla dados de todos os sistemas judiciais”. Acrescenta que as diversas funcionalidades vão permitir que as unidades melhorem o gerenciamento interno e permitir ao Tribunal um direcionamento dos esforços da gestão.

Sérgio Mendes fala sobre o Teletrabalho, instituído pelo Poder Judiciário cearense em janeiro deste ano. Ressalta que, de acordo com o observado no projeto-piloto, a produtividade dos servidores que aderem a essa modalidade chega a ser 80% maior. Explica as regras de participação e a metodologia de avaliação do desempenho.

O entrevistado cita ações que têm contribuído com a redução do acervo processual, como a criação do cargo de assistente de magistrado, a revisão dos indicadores e metas setoriais da Gratificação por Alcance de Metas (GAM), o avanço da implantação do Sistema de Automação da Justiça (SAJ), e a atuação de grupos de descongestionamento, além da contratação de juízes leigos remunerados e de estagiários de pós-graduação.

O programa traz reportagem sobre a 13ª Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa, realizada de 11 a 15 de março. Em Fortaleza, a mobilização foi marcada pelo lançamento do Selo Empresa Parceria, que reconhece iniciativas voltadas ao enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher. Além disso, foi intensificado o trabalho no Juizado da Mulher, com a participação das duas magistradas que já atuam na unidade e mais cinco juízes.

Tem matéria sobre a programação do Fórum Clóvis Beviláqua em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado dia oito de março. Na ocasião, as colaboradoras acompanharam apresentação musical da Escola de Artes e Cultura “Casa da Vovó Dedé” e tiveram acesso a serviços de limpeza de pele, manicure e design de sobrancelhas. Também no Fórum, foi iniciada apresentação do Plano Estratégico para magistrados, servidores e demais colaboradores. O objetivo é alinhar as ações da gestão.

Outro assunto é a palestra sobre a Síndrome de Burnout, também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional. A ideia da Coordenadoria de Saúde Ocupacional do TJCE foi alertar os servidores sobre essa doença, que é resultado do estresse crônico no ambiente de trabalho, e mostrar o que eles devem fazer se precisarem de ajuda.

Destaque para o Curso de Formação de Brigadistas de Incêndio, promovido pela Assistência Militar do Tribunal. Este ano, a primeira turma teve um diferencial: pela primeira vez, cinco pessoas surdas participaram do treinamento.

O Judiciário em Evidência será exibido neste sábado (16/03), às 14h, na TV Ceará. Assista à nossa programação pelos canais: 5.1 digital, 5 Vivo, 17 NET, 517 Multiplay e 15 Brisanet.

Acesse as nossas redes sociais:
Facebook – https://www.facebook.com/tvcearaHD/
Instagram – https://www.instagram.com/tvcearahd/
Youtube – https://www.youtube.com/tvcearahd/

*Com informações da Assessoria de Comunicação do TJCE