Maria da Penha é a entrevistada do Roda Viva desta segunda

26 de novembro de 2018 - 09:48 # # # # #

Símbolo do combate à violência doméstica, a farmacêutica brasileira lutou para que seu agressor fosse condenado e hoje dá nome a uma das melhores leis do mundo de acordo com a ONU (Foto: TV Cultura/Divulgação)

O Roda Viva desta segunda-feira (26/11) promove uma entrevista com Maria da Penha Maia Fernandes, logo depois do Dia Internacional para a Violência Contra a Mulher, lembrado em 25 de novembro. Há 35 anos, a farmacêutica brasileira sofreu um atentado que a deixou paraplégica, em uma das recorrentes agressões que sofria por parte de seu marido. Esse fato chegou até a Comissão Interamericana dos Direitos Humanos e foi considerado, pela primeira vez na história, um crime de violência doméstica. Atualmente, a brasileira dá nome a uma das três melhores leis do mundo de acordo com a ONU, a Lei Maria da Penha, e é considerada uma das principais ativistas na luta contra a violência doméstica e no suporte às vítimas.

Decretada em agosto de 2006, a lei diminuiu em 10% os assassinatos contra as mulheres, segundo dados do Ipea. Apesar do grande avanço nestes 12 anos, apenas uma a cada três mulheres denunciam seus agressores. Isso acontece pois muitas dependem economicamente do companheiro, sentem medo de não conseguirem sustentar seus filhos e também por vergonha em relação à reação da família.

Compõem a bancada de entrevistadores Tatiane Moreira Lima, juíza auxiliar em exercício no setor de Violência Contra Criança, Idoso, Deficiente e Tráfico Interno de Pessoas; Valéria Scarance, promotora de justiça; Wânia Pasinato, socióloga; Elza Paulina de Souza, inspetora-superintendente da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo; Gabriela Mayer, apresentadora da Rádio Band News FM; e Mariana Kotscho, apresentadora do programa Momento Papo de Mãe, da TV Cultura.

Com apresentação de Ricardo Lessa e desenhos do cartunista Paulo Caruso, a atração vai ao ar às 21h15, na TV Ceará. Assista pelos canais: 5.1 digital, 5 Vivo, 17 NET, 517 Multiplay e 15 Brisanet.

Acesse as nossas redes sociais:
Facebook – https://www.facebook.com/tvcearaHD/
Instagram – https://www.instagram.com/tvcearahd/
Youtube – https://www.youtube.com/tvcearahd/

*Rodrigo Neto, com informações da TV Cultura