Ações voltadas à valorização e ao aperfeiçoamento do servidor são destaque no Judiciário em Evidência

26 de outubro de 2018 - 16:44 # # # # #

As ações do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) voltadas à valorização e ao aperfeiçoamento dos servidores são destaque no “Judiciário em Evidência” desta semana. Os entrevistados são Ângela Márcia Araújo, secretária de Gestão de Pessoas do TJCE, Jacqueline Alves, gerente de Gestão de Pessoas e Saúde Ocupacional, e Glalberto Goes Feliciano, que está à frente da Gerência de Registros Funcionais e Financeiros.

A titular da Secretaria de Gestão de Pessoas explica que a atual administração definiu como marca a valorização do servidor e instituiu comissão permanente de diálogo com os sindicatos. Ângela Araújo acrescenta que a profissionalização da gestão orçamentária e financeira possibilitou o pagamento em dia das ascensões funcionais.

Segundo Glalberto Feliciano, o trabalho de gestão da folha de pagamento e do recadastramento de servidores e magistrados foi importante para o saneamento das contas.

Os entrevistados ressaltam os esforços que o Poder Judiciário tem empreendido para a implantação do modelo de gestão por competências. De acordo com Jacqueline Alves, a ideia é conhecer a força de trabalho para melhor distribuir os profissionais e definir quais capacitações são necessárias para aprimorar o desempenho dos servidores. Outra inovação da administração foi o projeto de teletrabalho.

Com relação aos cursos, destaque para o MBA em Direito voltado para Gestão Pública, ofertado pela Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec) em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). O TJCE também tem disponibilizado bolsas de mestrado e doutorado.

A secretária ainda ressalta que foram chamados 114 aprovados no último concurso e afirma que uma nova seleção deve ser realizada para suprir as vagas que serão abertas com aposentadorias de servidores.

REPORTAGENS

E para comemorar o Dia do Servidor, o Tribunal lançou a campanha #EuFaçoParte, voltada para ações idealizadas e executadas, durante a gestão fevereiro de 2017 a janeiro de 2019. O objetivo é divulgar, por meio de fotos e vídeos curtos, projetos e ações desenvolvidas por magistrados e servidores que fazem parte da Justiça estadual.

O programa desta semana também traz reportagem sobre o lançamento de cartilha para orientar o uso do Cadastro Nacional de Adolescentes em Conflito com a Lei. A iniciativa é da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) do TJCE, que tem à frente a desembargadora Maria Vilauba Fausto Lopes.

Outro destaque é a ação de lazer promovida pela Defensoria Pública do Estado, através do Núcleo de Defesa dos Direitos da Infância e Juventude (Nadij), em parceria com a Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (Cejai) do Tribunal e a CIJ. Quase 400 meninos e meninas que vivem em situação de acolhimento institucional foram a um parque de diversões para comemorar o Dia das Crianças.

A palestra do desembargador Cesar Felipe Cury, presidente do Núcleo de Mediação do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), realizada Esmec, é mais um assunto. Ele foi convidado pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do TJCE para falar sobre o atual Código de Processo Civil e a democratização do acesso à Justiça.

Você vai ver que o Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Fortaleza promoveu, pelo quinto ano consecutivo, palestra sobre prevenção ao câncer de mama. A iniciativa marca as atividades em alusão ao movimento Outubro Rosa.

Tem ainda o lançamento da exposição “Imagens que Ardem”, sobre o período do regime militar no Brasil, no Palácio da Justiça. O acervo, cedido pelo Museu da Fotografia, pode ser visitado até o dia 20 de novembro, no hall do 1º andar. Os registros dos fotógrafos Evandro Teixeira, Juca Martins e Orlando Brito já estiveram em cartaz na Esmec e serão levados para o Fórum Clóvis Beviláqua e para o Fórum das Turmas Recursais Professor Dolor Barreira.

O Judiciário em Evidência será exibido neste sábado (27/10), às 15h, na TVC. Assista pelos canais: 5.1 digital, 5 Vivo, 17 NET, 517 Multiplay e 15 Brisanet.

Acesse as nossas redes sociais:

Facebook – https://www.facebook.com/tvcearaHD/

Instagram – https://www.instagram.com/tvcearahd/

Youtube – https://www.youtube.com/tvcearahd/

WhatsApp – (85) 9 8439-1947

*Com informações do TJCE