Resultados do Plano Estratégico são destaque no “Judiciário em Evidência” desta semana

6 de abril de 2018 - 19:29

Os resultados do Plano Estratégico 2015/2020 do Judiciário cearense, referentes ao período de janeiro a dezembro de 2017, são destaque no “Judiciário em Evidência” desta semana. Os entrevistados são o secretário de Planejamento e Gestão do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Sérgio Mendes de Oliveira Filho, e a gerente da Estratégia Institucional, Roberta Jucá.

O principal destaque no alcance das metas está relacionado à governança, do Judiciário como um todo e da tecnologia da informação. O secretário ressalta que o desempenho é resultado de “uma convergência de projetos estratégicos de anos anteriores e da priorização da atual administração às práticas de gestão”. Entre as ações está a reforma administrativa promovida em 2017, que possibilitou a transferência de recursos para o 1º Grau (Varas e Juizados), porta de entrada dos processos.

Segundo Roberta Jucá, o monitoramento das metas e projetos estratégicos é feito pelas unidades responsáveis por cada um. Além disso, o Comitê Estratégico promove reuniões quadrimestrais para a apresentação de resultados.

Os entrevistados também destacam o aumento da arrecadação e falam sobre as melhorias na infraestrutura, que contemplaram reformas e adaptações de prédios nas Comarcas de Aracoiaba, Itaitinga, Iracema e Independência, por exemplo. Para 2018, a previsão é de que sejam investidos R$ 10 milhões, possibilitando a construção dos fóruns de Russas e Itapajé.

Ainda durante a entrevista, falaram sobre o incentivo aos métodos consensuais de solução de conflitos e os projetos para 2018, como a Central de Atendimento que vai funcionar no Fórum Clóvis Beviláqua e o aplicativo “Vai pra onde”, que facilitará o trânsito das pessoas no local.

Outro assunto do programa de TV desta semana é a participação do Judiciário na Plataforma Estratégica de Desenvolvimento de Longo Prazo – Ceará 2050. O assunto foi tema de reunião entre o presidente do TJCE, desembargador Gladyson Pontes, o secretário Sérgio Mendes e coordenadores do projeto. O objetivo é, a partir de gestão pública eficiente, garantir o desenvolvimento do Estado em diversas áreas, contemplando ações que começarão em 2019 e seguirão até 2050.

Tem reportagem sobre convênio firmado entre o TJCE, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), a Universidade Estadual do Ceará (UECE) e a Universidade Regional do Cariri (Urca) para a instalação do Juizado Especial de Iguatu em novo endereço, localizado no Campus Multi-institucional Humberto Teixeira. O prédio, cedido pela secretaria, será adaptado pelo Tribunal e deverá ser inaugurado ainda neste semestre.

O programa ainda mostra palestra promovida pela Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec) sobre “Os problemas e desafios do Sistema Internacional de Direitos Humanos”. O ex-embaixador José Augusto Lindgren Alves, diplomata aposentado, esteve à frente da atividade. Tem também matéria sobre a visita de equipe da Escola Nacional da Magistratura (ENM) ao Memorial doJudiciário para a gravação de documentário de resgate da história da Justiça no Brasil.

E você vai conhecer a história do servidor José Ferreira dos Santos, que há 48 anos trabalha no Tribunal é um dos quatro homenageados com a Medalha do Mérito Judiciário Clóvis Beviláqua, maior honraria da Justiça cearense. O governador do Estado, Camilo Santana, o jornalista e historiador Miguel Ângelo de Azevedo (Nirez) e a irmã Maria da Conceição Dias Albuquerque foram os outros três escolhidos, durante sessão do Pleno, ocorrida em 8 de março. A entrega da comenda, concedida a cada dois anos a personalidades que contribuíram para o trabalho do Judiciário, ocorrerá neste semestre.

O “Judiciário em Evidência” vai ao ar neste sábado (07/04), às 15h. Assista pelos canais: 5.1 digital, 5 Vivo, 17 NET e 17 Multiplay.

Fonte: TJCE