Município de Paramoti comemora 60 anos nesta quinta-feira, 25

24 de janeiro de 2018 - 18:59

Paramoti é um município cearense, que pertence à região do Sertão de Canindé (Foto: Divulgação)

A cidade de Paramoti, localizada a 104 km de Fortaleza, chega aos seus 60 anos de emancipação política na próxima quinta-feira, 25. Para marcar a data, o município cearense realiza durante toda a semana uma programação especial gratuita que inclui prestação de serviços, atividades esportivas, festival cultural e apresentações musicais.

Na quarta-feira (24/1), a Praça Frei Cirilo será palco do Festival Cultural, no qual o público poderá conferir a feira cultura e gastronômica com iguarias nordestinas, além de apresentações culturais e artísticas que concorrerão a prêmios. O cantor Samuel Leal é a atração principal da iniciativa.

O ponto alto da programação será o encerramento na quinta-feira (25/1), que culminará com a festa dançante. O evento vai contar com as bandas Lagosta Bronzeada, Forró de Ouro e Brasas do Forró, a partir das 22h, no tradicional Espaço Luiz Catirina, na Sede.

“Esse é um momento muito importante para nós e todo o povo paramotiense. Ficamos muito felizes em poder realizar, mais uma vez, as festividades de aniversário de Paramoti, afim de que todos aproveitem da melhor maneira”, comenta o prefeito Eduardo Feijó.

Mais sobre o município

Paramoti é um município cearense, que pertence à região do Sertão de Canindé. Faz divisa territorial com os municípios de Caridade, Canindé, General Sampaio, Apuiarés e Pentecoste. Sua população é estimada em 11.308 habitantes, de acordo com estimativa de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O nome tem origem no tupi e significa rio seco ou rio que se estreita. . Já foi denominado Santana e Saldanha, até receber o topônimo indígena. Antes de tornar-se município em 25 de janeiro de 1968, foi distrito de Canindé.

A religiosidade é uma característica forte do lugar, que possui Nossa Senhora Sant’Ana como padroeira. Paramoti é considerada, no estado, como a cidade da paz, por conta da forma pacífica e hospitalidade de seu povo. A agricultura e a produção de bordado são as principais fontes de renda e subsistência nesta terra, que ecoa simplicidade e ao mesmo tempo amor, em cada traço de sua territorialidade.

Confira a programação dos festejos:

Dia 24/01 – Sede | De 15 às 18h

15h – Natação
16h – Ciclismo
17h – Atletismo
18h – Festival cultural – feira de artesanato, gastronomia e cultura (Praça Frei Cirilo).

Dia 25/01 – Sede | De 05h às 22h

5h – Alvorada com a banda Frei Diogo;
8h – Solenidade com autoridades – Paço Municipal;
9h – Entrega de palmas forrageiras, títulos de terras e sementes;
17h – Missa solene na Igreja Matriz de Nossa Senhora Sant’Ana;
18h – Entrega de troféus aos participantes das competições esportivas – Praça Luiz Catirina;
19h – Entrega de certificados aos participantes de cursos profissionalizantes;
20h – Corte do bolo de aniversário do município;
22h – Festa dançante com as bandas Lagosta Bronzeada, Forró de Ouro e Brasas do Forró.