Foliões recebem orientação para prática do sexo seguro durante as festas carnavalescas

24 de janeiro de 2018 - 19:03

A Prefeitura de Fortaleza distribui cerca de um milhão de preservativos durante o Ciclo Carnavalesco na Capital. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio de profissionais da área técnica de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), tem promovido ações de promoção de saúde durante o Pré-Carnaval, por meio de distribuição de preservativos e abordagens educativas. Nesta semana, as atividades acontecem na Praça do Ferreira (sexta-feira) e no Largo da Mocinha e Aterrinho da Praia Iracema (sábado).

Diante do aumento da procura pelo teste rápido para HIV/AIDS nos Postos de Saúde de Fortaleza após o carnaval, o propósito é orientar a população quanto aos cuidados contra as IST e a prática do sexo seguro. Essas ações facilitam o acesso aos preservativos e possibilitam chances de redução de infecção por HIV. Participam das atividades Agentes Comunitários de Saúde (ACS), técnicos das Secretarias Regionais de Saúde, educadores do Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social (Nesms) e voluntários.

Para o coordenador da Área Técnica de IST/AIDS, Marcos Paiva, é essencial a adoção de cuidados para a prática do sexo seguro. “A população encontra o preservativo como prevenção contra o HIV, em todos os postos de saúde de forma gratuita. Temos ainda em nossa Rede de Saúde, bancos de preservativos distribuídos em Hospitais, ONG´s parceiras, “cinemões”, saunas e boates”, destacou Marcos.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, 882 mil pessoas vivem com HIV/Aids no país. Em Fortaleza, desde 1983, foram diagnosticadas 12.963 pessoas com HIV, dos quais 73% dos casos são do sexo masculino. A rede municipal atende cerca de 5 mil pessoas convivendo com HIV/Aids.

Saiba mais – A população pode realizar o exame rápido para HIV/Aids em todos os 109 postos de saúde e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Carlos Ribeiro, localizado na rua Jacinto de Matos, 944 – Jacarecanga. Nas unidades são distribuídos gratuitamente preservativos masculinos e femininos.