Réveillon de Fortaleza terá show pirotécnico de 18 minutos e mais de 12h de festa

28 de dezembro de 2017 - 15:12

De acordo com a Prefeitura de Fortaleza são esperadas 1,3 milhão de pessoas e cerca de 650 mil turistas em Fortaleza no Réveillon 2018 (Foto: Facebook PMF)

O Réveillon 2018 de Fortaleza, evento tradicionalmente realizado no Aterro da Praia de Iracema, terá show pirotécnico da virada de 18 minutos. Dentre as atrações, subirão no palco Xand Avião, Wesley Safadão, DJ Alok e Simone e Simaria. As apresentações nacionais ficam por conta de Luan Santana e Capital Inicial. Participam também a banda de rock cearense Selvagens à Procura de Lei, Marcos Lessa, Chico Pessoa e Fábio Carneirinho. A programação tem início às 17h do dia 31 de dezembro, com Felipe Adjafre e Gustavo Serpa ao pôr-do-sol, e encerra-se abrindo o ciclo carnavalesco da Capital, com as apresentações do Luxo da Aldeia e do Bloco Unidos da Cachorra. A contagem regressiva para a virada será comandada pelo humorista Tirulipa.

“Nós estamos aguardando 1,3 milhão de pessoas, cerca de 650 mil turistas em Fortaleza. A Cidade está em festa, porque teremos um Réveillon muito organizado, tranquilo, com muita alegria e diversão com 12h de duração para comemorar a chegada do ano novo. Temos certeza que será um dos maiores eventos do País”, destacou Alexandre Pereira.

O Réveillon 2018 de Fortaleza conta com patrocínio do Governo do Estado do Ceará, da Skol e do Crediamigo do Banco do Nordeste.

As irmãs Simone e Simaria são uma das atrações do Réveillon 2018 de Fortaleza (Foto: Alan Andrade/Facebook Simone e Simaria)

Operação Transporte Coletivo

Os deslocamentos para o Aterro da Praia de Iracema devem ser feitos, prioritariamente, utilizando o transporte coletivo (ônibus, vans e táxis). Neste ano, os participantes têm outra opção que é o bolsão de estacionamento gratuito no Riomar Fortaleza no Papicu. Os usuários deixam seus veículos e podem pegar o ônibus gratuitamente direto para o aterro da Praia de Iracema. A partir de 18h, o estacionamento estará livre, e os ônibus começam as viagens em direção à festa, de acordo com a demanda. O local de embarque e desembarque será a Av. Rui Barbosa esquina com Dep. Moreira da Rocha.

Sete linhas especiais serão criadas para fazer a ligação expressa entre os sete terminais de integração e o aterro da Praia de Iracema. Nos terminais, uma operação especial de reforço foi elaborada com o acréscimo de 115 ônibus reservas que estarão disponíveis das 18h do dia 31/12/2017 até 6h do dia 1/1/2018. A região do evento é atendida por 20 linhas regulares.

Devido ao desvio nas proximidades da festa a partir de 17h, os pontos de parada da Av. Abolição serão desativados temporariamente durante o evento. Os itinerários das linhas que trafegam pelo local serão desviados, realizando o embarque e desembarque na Rua Ten. Benévolo e na Rua Pereira Filgueiras, no sentido leste/oeste e oeste/leste respectivamente.

As pessoas que optarem por fazer o deslocamento no transporte coletivo contam ainda com o benefício da Tarifa Social, que nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro reduzirá o valor da passagem para R$ 2,60 (inteira) e R$ 1,10 (tarifa estudantil).

Linhas especiais

930 – Antônio Bezerra / Aterro Praia de Iracema

931 – Parangaba / Aterro Praia de Iracema

933 – Lagoa / Aterro Praia de Iracema

935 – Messejana / Aterro Praia de Iracema

936 – Conjunto Ceará / Aterro Praia de Iracema

937 – Papicu / Aterro Praia de Iracema

938 – Siqueira/ Aterro Praia de Iracema

Além dessa frota extra, algumas linhas de ônibus terão seu horário prolongado, circulando até 4h. São elas:

011 – Circular I

012 – Circular II

017 – Intershoppings

033 – Corujão/Circular I

051 – Grande Circular I

052 – Grande Circular II

054 – Corujão/Praia do Futuro/Caça e Pesca

055 – Corujão/Grande Circular I

056 – Corujão/Grande Circular II

071 – Antônio Bezerra/Mucuripe

077 – Parangaba/Mucuripe

092 – Antônio Bezerra/Papicu/Praia de Iracema

130 – Vila do Mar/Náutico II

711 – Barra do Ceará/Cais do Porto (Complementar)

752 – Caça e Pesca/Centro (Complementar)

762 – Caça e Pesca/Centro/IE

903 – Varjota

905 – Meireles/Centro

906 – Caça e Pesca/Serviluz/Centro

907 – Castelo Encantado/Centro

909 – Praia do Futuro/Caça e Pesca/Beira Mar

Desvios de tráfego

Um efetivo composto por 140 agentes de trânsito e orientadores de tráfego será mobilizado para garantir a segurança dos pedestres, promover o controle de circulação dos veículos, reduzir os riscos de acidentes e coibir infrações no entorno. As equipes operacionais estarão distribuídas em 40 viaturas e 20 motocicletas, além de postos fixos nos principais pontos de bloqueio.

A primeira ação da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), que terá início às 5h do domingo (31/12), será coibir o estacionamento em toda a área do Aterrinho, na Av. Beira-Mar, entre as ruas Arariús e Ildefonso Albano, além da Av. Historiador Raimundo Girão e todas as vias transversais, entre a Av. Rui Barbosa e Rua Ildefonso Albano. As proibições permanecerão válidas até o fim do evento.

Os bloqueios viários serão iniciados às 17h. As principais vias bloqueadas serão a Av. Beira-Mar, no trecho compreendido entre as ruas Arariús e Ildefonso Albano, e a Av. Historiador Raimundo Girão, entre a Av. Barão de Studart e R. Ildefonso Albano.

Os desvios serão realizados da seguinte forma: o condutor que estiver trafegando no sentido leste-oeste (Mucuripe/Centro) na Av. Abolição terá que entrar à esquerda na Av. Barão de Studart e à direita na R. Dep. Moreira da Rocha. Já quem vem no sentido contrário (Centro/Mucuripe) na Av. Historiador Raimundo Girão deve dobrar à direita obrigatoriamente na R. Ildefonso Albano e à esquerda na Av. Monsenhor Tabosa. O motorista que circula pela R. Carlos Vasconcelos em direção ao Aterro terá que desviar à direita na Av. Monsenhor Tabosa. Agentes estarão em pontos estratégicos auxiliando os motoristas sobre as alternativas que devem ser seguidas.

As vias perpendiculares que dão acesso ao Aterrinho e ao Aterro da Praia de Iracema também serão bloqueadas, sendo liberadas apenas para o fluxo de pedestres. O acesso local estará assegurado. Para tanto, moradores e hóspedes dos hotéis que dispõem de garagem localizados no trecho interditado terão acesso de carro somente mediante a apresentação de comprovante de endereço e liberação dos agentes de trânsito nos postos de controle.

Para auxiliar os motoristas e os cidadãos ao final do evento, os agentes de trânsito permanecerão distribuídos no local da festa para orientar o fluxo de veículos. A previsão é que o desbloqueio das vias aconteça às 6h do dia primeiro de janeiro de 2018.

Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai disponibilizar uma base de posto médico, que terá sala de observação; sala de procedimentos; sala de estabilização equipada com cardioversor, ventilador mecânico, aspirador, cilindro de oxigênio e material de resgate (prancha, colar cervical, colete de imobilização adulto e imobilizadores de membros inferiores e superiores). O posto contará com um coordenador operacional, três médicos, dois enfermeiros, quatro técnicos de enfermagem e um auxiliar de serviços gerais.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Fortaleza) vai ter uma Unidade de Suporte Avançado com um médico, um enfermeiro e um condutor de veículo de urgência. A Unidade de Suporte Básico será composta por um condutor de veículo de urgência e um técnico de enfermagem. O Samu também terá uma Unidade Incidente de Múltiplas Vítimas com um condutor de veículo de urgência. Além disso, seis equipamentos de saúde estarão de plantão para dar apoio ao evento. São eles: IJF, UPA Pirambu, UPA Praia do Futuro, Frotinha de Messejana, Frotinha do Antônio Bezerra e HGF.

Segurança

A Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Sesec) terá o reforço de 484 guardas municipais, que estarão distribuídos para atuar no isolamento do espigão da João Cordeiro, onde ocorrerá a queima de fogos; com salvamento aquático; apoio aos fiscais da Agefis, AMC, Etufor e Urbfor; e nos sete terminais de ônibus.

A Polícia Militar do Ceará contará com um efetivo de 869 policiais militares para fazer a segurança do evento no Aterro. Além disso, o órgão vai instalar ainda dez torres de observação elevada, terá uma base móvel para registrar boletim de ocorrências e um helicóptero estará disponível para o Réveillon 2018. Já a Polícia Civil divulgou o reforço de 39 policiais, que atuarão em sistema de plantão nas delegacias especializadas, 2º DP e 34ºDP.