Conexões Periféricas. Jovens gravam na TVC o último episódio da temporada

14 de dezembro de 2017 - 19:52

Turma do Conexões Periféricas grava último programa da 3ª temporada (Foto: Rodrigo Neto)

A terceira temporada do programa Conexões Periféricas chega ao fim em clima de amizade e animação. Nesta semana, os jovens comunicadores gravaram o 23º episódio no estúdio da TV Ceará. Guiadas pela relação “juventude e Fortaleza”, as edições foram divididas em analogia a algumas fases da vida (nascimento, infância, juventude, vida adulta) para mostrar as culturas juvenis das periferias na cidade.

Mais de 20 pessoas, entre estudantes da atual temporada, monitores e supervisores de comunicação da Rede Cuca, estiveram presentes na TVC para o programa de encerramento, apresentado pelos jovens Sidney Souza (Cuca Mondubim), Gabriela Rocha (Cuca Barra do Ceará) e Karine Silva (Cuca Jangurussu). “Já sinto saudade. O Conexões Periféricas nos proporciona mostrar uma periferia de outro modo que é comum vermos na televisão. O CP nos proporciona a interação com jovens diferentes, com vivências diferentes, e isso colabora com nosso amadurecimento”, relata Sidney Souza.  

Sábado (16), às 14h30, o público vai conferir uma entrevista dos estudantes com o secretário municipal de  juventude, Júlio Brizzi, sobre as perspectivas da juventude em Fortaleza. Rômulo Swellow, cantor e compositor da música “Eu moro onde você passa as férias” – trilha atual do programa, é um dos convidados no estúdio. “Eu já sou rapper, estudante do Cuca Mondubim. Então eu recebi o convite para compor a música do Conexões Periféricas e aceitei. A música e o Conexões falam disso, de valorizar a cidade”, explica Swellow.

Uma novidade neste último programa é a presença de uma banda, tendo dois jovens da terceira temporada como integrantes. Rogério Maia, diretor de comunicação da Rede Cuca, destaca o crescimento do Conexões Periféricas a cada temporada. “Hoje temos 20 alunos por Cuca. Na primeira temporada eram 9 por equipamento e na segunda eram 12. Desde o ano passado a Rede Cuca tem qualificado fortemente a comunicação da juventude com projetos que empoderam jovens produtores conteúdos na cidade, no YouTube, em rádios comunitárias e que têm se tornado referência para universitários que procuram formação prática além da universidade”, afirma.

“A TV pública tem por missão dar permissividade aos projetos experimentais de qualidade, como o Conexões Periféricas. E as portas da TVC estão abertas a ideias assim”, disse Adriano Muniz, presidente da TV Ceará, aos jovens após a gravação. Confira neste sábado (16), às 14h30. Sintonize na TVC pelos canais: 5.1 digital, 5 Vivo, 17 NET e 17 Multiplay.

Larissa Wenya
Redatora do Portal da TVC
(85) 3101.3123