“Judiciário em Evidência” traz reportagem especial sobre os 10 anos do Planejamento Estratégico

8 de dezembro de 2017 - 15:57

O “Judiciário em Evidência” desta semana mostra reportagem especial sobre os dez anos do Planejamento Estratégico do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). Você vai saber qual a importância desse marco para a evolução da Justiça cearense. O programa será exibido neste sábado (09/12), às 15h, na TVC.

Entre os entrevistados está o desembargador Fernando Luiz Ximenes Rocha, ex-presidente do TJCE, quando foi elaborado o primeiro Planejamento Estratégico do Tribunal. Na época, a Assessoria de Planejamento tinha à frente o atual secretário executivo do Fórum Clóvis Beviláqua, Wilton Bessa, que fala sobre os desafios enfrentados.

A desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, supervisora do Comitê Estratégico nas gestões 2013-2015 e 2015-2017, esteve à frente do terceiro Plano Estratégico do TJCE (2015-2020). A magistrada ressalta a importância da participação popular na construção das atuais diretrizes do Judiciário cearense. Já a desembargadora Tereze Neumann Duarte Chaves, agora supervisora do Comitê, salienta que todas as ações são avaliadas periodicamente pela sociedade durante as Reuniões de Análise da Estratégia.

A equipe do “Judiciário em Evidência” também ouviu o presidente do TJCE, desembargador Gladyson Pontes, e o secretário de Planejamento e Gestão, Sérgio Mendes, que trataram dos desafios a serem enfrentados para o aprimoramento da administração da Justiça estadual.

Além disso, tem matéria sobre o lançamento da campanha de combate ao abuso sexual contra mulheres em transporte coletivo. A iniciativa, do TJCE, envolve instituições públicas e privadas. Outro destaque é a implantação de uma unidade diferenciada para receber adolescentes, do sexo feminino, que cometeram ato infracional. E você vai ver a participação do Poder Judiciário em mais uma reunião do Pacto por um Ceará Pacífico.

O programa traz ainda os resultados do II Mês Nacional do Júri, realizado em novembro. A mobilização objetivou dar celeridade ao julgamento de processos envolvendo crimes contra a vida. Dos 494 júris pautados em todo o Estado, 336 foram realizados, o equivalente a 68%. Tem também o balanço da Semana Nacional da Conciliação, que ocorreu de 27 de novembro a 1º de dezembro e envolveu processos da Capital e do Interior.

O evento que comemorou os 20 anos de criação da Revista Themis, periódico científico da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec) é outro assunto do programa. Você ainda confere a abertura da exposição “Os Livros Jurídicos no Brasil – Colonial, Reino, Império e República”. A mostra, que está em cartaz até 15 de dezembro, comemora o Dia da Justiça, celebrado anualmente no dia 8 do mesmo mês.

Sintonize com a gente pelos canais: 5.1 digital, 5 Vivo, 17 NET e 17 Multiplay.