Casa de Saberes Cego Aderaldo, equipamento cultural da Secult no Interior, será inaugurada, em Quixadá, neste sábado, 9/12

8 de dezembro de 2017 - 19:57

A Casa de Saberes Cego Aderaldo, situada em Quixadá, é o segundo equipamento Cultural do Estado inaugurado no interior. Sob a gerência do Instituto Dragão do Mar, através de contrato de Gestão firmado com a Secretaria da Cultura do Estado (Secult), o Sertão Central será a nova região beneficiada com a entrega do equipamento cultural do Governo do Estado. A solenidade de abertura conta com apresentações do reisado de caretas Boi Coração e do violeiro Guilherme Calixto, acontece neste sábado, a partir das 18h30, na Casa de Saberes Cego Aderaldo (R. Pascoal Crispino, 167 – Centro, Quixadá). Antes, às 16h, acontece uma roda de conversa sobre as políticas culturais da Secult, com o secretário Fabiano dos Santos Piúba.

Construída coletivamente, dialogando com os diversos agentes, segmentos, setores, instituições da região do Sertão Central, a Casa de Saberes Cego Aderaldo possibilitará fomentar a pesquisa, a formação, a difusão e a fruição das expressões culturais dos diversos territórios culturais, permitindo a experimentação do público no processo de produção do conhecimento em arte, cultura e tradição, através das múltiplas linguagens, e promoverá a investigação de temáticas presentes na região.

O novo equipamento da Secult abrigará salas expositivas, espaços administrativos e formativos; biblioteca; auditório, espaços de convivência, multiuso e espaço gastronômico. Com programação cultural mensal e exposições fixas, a Casa sediará formações, festivais, oficinas, seminários, sendo também um espaço para o fortalecimento e difusão das cultura popular, que atua em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), a FECLESC – UECE, a Fundação de Quixadá – Prefeitura Municipal de Quixadá e a Prefeitura de Senador Pompeu.

Programação de abertura

No dia da inauguração da Casa de Saberes Cego Aderaldo, 9/12, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará promove, às 16h, uma roda de conversa com agentes culturais locais para apresentar as políticas culturais que vem sendo desenvolvidas no Estado. A atividade tem como objetivo manter o diálogo e a aproximação com os municípios do interior do Estado.  

Logo após, às 18h30, acontece a solenidade de abertura, com momento de apresentações culturais e homenagens. O reisado de caretas Boi Coração e o violeiro Guilherme Calixto participam do momento comemorativo. Na ocasião, a Casa de Saberes Cego Aderaldo irá homenagear a dona Nair Aderaldo, nora do Cego Aderaldo, o historiador João Eudes Cavalcante, e o violeiro Guilherme Calixto, pela preservação da memória sobre Cego Aderaldo.

Programação de dezembro da Casa de Saberes

Desde o mês de novembro, a Casa de Saberes Cego Aderaldo promove uma programação voltada para as linguagens artísticas e os saberes tradicionais da cultura popular. “Toda a programação da Casa de Saberes é pensada com base nos saberes tradicionais e nas linguagens artísticas. A cada ação planejada, nós relacionamos com essas duas diretrizes. Dentro dessa proposta, a gente vai formulando a programação, de acordo com a demanda, ouvindo também os artistas locais. Ano passado nos fizemos um grande encontro em Quixadá, em que recebemos algumas demandas e foi assim que construímos a programação”, relata a coordenadora da Casa de Saberes, Paula Geórgia.

“O mês de novembro teve uma programação mais voltada a questões institucionais. Tivemos ações sobre o Mapa Cultural do Ceará e sobre a formulação de projetos culturais. Além disso, já tivemos ações que englobam os saberes tradicionais nas linguagens artísticas, levando um curso de teatro e de bordado tradicional para o equipamento”, comenta a coordenadora.

Já no mês de dezembro a Casa de Saberes traz uma programação voltada aos saberes tradicionais que eram relacionados ao Cego Aderaldo e aos mestres da cultura. “Logo no início do mês Tivemos uma formação na área de patrimônio, ligada a uma questão mais técnica sobre tombamento. No dia 11/12, teremos uma formação sobre gestão do patrimônio, para gestores e agentes culturais. Teremos ações também relacionadas ao cordel e ao repente, com dois cursos de formação. Haverá um pequeno encontro de violeiros, que acontecerá em três dias voltados para essa programação musical. No último dia desse encontro, 22/12, teremos a exibição do documentário e lançamento do livro de Rosemberg Cariry sobre Cego Aderaldo, seguido de bate-papo com o autor. A publicação é uma edição da Casa de Saberes. Além disso, haverá uma aula espetáculo sobre repente com o Geraldo Amâncio e a exposição sobre a vida e obra do Cego Aderaldo, com fotos e algumas poesias”, destaca Paula Geórgia.

Os mestres da cultura também participam da programação que acontece de 14 a 16/12. Haverá uma oficina de xilogravura com o mestre Stênio Diniz, curso de dança tradicional com a presença do mestre Aldenir do reisado do Crato e integrantes do grupo do Coco do Iguape e mediação de Orlângelo Leal.

SERVIÇO:Inauguração da Casa de Saberes Cego Aderaldo
Sábado, 9/12, a partir de 16h
Local: R. Pascoal Crispino, 167 – Centro, Quixadá

Programação

16h – Roda de conversa com apresentação de políticas culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult)

18h30 – Sessão solene de abertura e apresentações culturais do reisado de caretas Boi Coração e do violeiro Guilherme Calixto

Programação de Dezembro da Casa de Saberes Cego Aderaldo

11 de Dezembro

Oficina / Diálogo com os gestores dos municípios – Patrimônio Cultural – Reconhecimento e Gestão

Prof. João Lucas

10h/aula

Público Alvo: até 20 alunos – gestores e agentes culturais com interesse em Patrimônio Cultural

12, 13 e 14 de Dezembro

SEMANA DOS MESTRES DA CULTURA NO SERTÃO CENTRAL

Saberes Tradicionais – Xilogravura

Prof. Stênio Diniz

20h/aula

Público Alvo: até 15 alunos –  interessados na arte da Xilogravura

Saberes Tradicionais – Danças da Cultura Popular do Ceará (Corpo e Música)

Mestre Aldenir – Reizado do Mestre Aldenir (Crato-CE)

Mestre Piauí – Boi Estrela (Quixeramobim-CE)

Mediação: Orlângelo Leal

14 de Dezembro

Finalização da atividade Danças Populares do Ceará – resultado da Oficina

Dança de São Gonçalo – Danças tradicionais populares do Ceará

Comunidade Sítio Veiga e Mestre Joaquim

Local: Casa de Saberes Cego Aderaldo

Hora: 18h

Aula Espetáculo sobre Reisado e Caretas com Oswald Barroso

Local: Casa de Saberes Cego Aderaldo

Hora: 19h

14 a 20 de Dezembro

Vivência Artística em Patrimônio – Campo de Concentração Vila dos Ingleses – Açude Patu

“Toda casa tem um pouco de Museu.”

Ação artística com o Alexandre Sequeira – PA

Local: Senador Pompeu – CE

20 a 22 de Dezembro

Pequeno Encontro de Violeiros e Repentistas do Sertão Central

22 de Dezembro

Ações de encerramento das atividades de 2017

15h – Exibição do Documentário “Cego Aderaldo – o Cantador e o Mito”, com bate papo com o autor.

18h – Lançamento do Livro “Cego Aderaldo –  O Homem, o Poeta e o Mito”, de Rosemberg Cariri.

Encerramento da Exposição sobre Vida e Obra do Cego Aderaldo

20h – Pequeno Encontro de Violeiros e Repentistas do Sertão Central