Judiciário em Evidência apresenta balanço de atividades da Corregedoria-Geral da Justiça

1 de dezembro de 2017 - 14:39

Pamela Lemos entrevista o desembargador Francisco Darival Beserra Primo e o juiz Ernani Pires Paula Pessoa Júnior (Foto: Divulgação/TJCE)

O “Judiciário em Evidência” desta semana traz balanço sobre as atividades desenvolvidas durante o ano de 2017 pela Corregedoria-Geral da Justiça do Ceará. Os entrevistados são o corregedor-geral, desembargador Francisco Darival Beserra Primo, e o juiz auxiliar da Corregedoria, Ernani Pires Paula Pessoa Júnior.

O corregedor fala sobre a importância das inspeções e conta que também tem feito visitas sem prévio agendamento para verificar o andamento dos trabalhos tanto nas unidades da Capital quanto do Interior. Sobre as obras de reforma e ampliação da Corregedoria, ele explica que foram necessárias devido ao aumento da demanda do órgão, que quadruplicou na atual gestão.

Já o juiz Ernani Pires destaca as ações do Programa Pai Presente, que possibilita a inclusão do pai na certidão de nascimento. O magistrado ressalta os benefícios sociais da iniciativa, como a possibilidade de requerer pensão alimentícia, ter direito à herança e, principalmente, formar laços afetivos.

O programa traz reportagem sobre o julgamento do primeiro caso de Incidente de Resolução de Demanda Repetitiva (IRDR) do Tribunal de Justiça do Ceará. A decisão, da Seção de Direito Privado, padroniza o entendimento dos magistrados no que se refere à admissão de profissionais de saúde pela Unimed Fortaleza, não considerando abusivo fazer seleção para acesso de cooperados.

A IX Semana da Justiça Pela Paz em Casa, realizada de 20 a 24 de novembro em todo o país, é outro destaque. Em Fortaleza, o Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher movimentou 1.500 processos, incluindo julgamentos, despachos e concessão de 184 medidas protetivas.

O “Judiciário em Evidência” ainda traz matéria sobre a visita da desembargadora francesa Christine da Luz. A magistrada esteve em Fortaleza no mês de novembro para promover intercâmbio de experiências com a Justiça cearense.

Tem também reportagem da Reunião de Análise da Estratégia (RAE), na qual foram apresentados os resultados de 2017 do atual Plano Estratégico. E você vai saber mais sobre convênio firmado entre o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e a Fundação Demócrito Rocha para a implantação do projeto “Justiça na sala de aula”. A iniciativa é voltada para a qualificação de professores, pedagogos e gestores em educação para a difusão de conteúdos sobre o papel do Judiciário no ambiente escolar.

Você confere o “Judiciário em Evidência” neste sábado (02/12), às 15h, com apresentação de Pamela Lemos. Acompanhe pelos canais: 5.1 digital, 5 Vivo, 17 NET e 17 Multiplay.