Balanço anual das atividades da Esmec é destaque no “Judiciário em Evidência” desta semana

24 de novembro de 2017 - 13:47

 

Pamela Lemos conversa com o desembargador Heráclito Vieira, diretor da Esmec, e o juiz Ângelo Vettorazzi, coordenador (Foto: Divulgação)

O “Judiciário em Evidência” desta semana traz balanço das atividades desempenhadas pela Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec) durante 2017, além de perspectivas para os próximos anos. Os entrevistados são o desembargador Heráclito Vieira, diretor da Esmec, e o juiz Ângelo Vettorazzi, coordenador.

O desembargador faz avaliação positiva das ações promovidas pela Escola e diz que foram ministradas mais de mil horas/aula em cerca de 50 eventos realizados ao longo de 2017. Além de cursos credenciados à Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), foram oferecidas atividades que envolveram disciplinas correlatas ao Direito, propiciando o aprofundamento de conhecimentos, em Fortaleza e nos polos de Crato, Iguatu e Sobral.

De acordo com o juiz Ângelo Vettorazzi, a Esmec concluiu o Plano de Desenvolvimento Institucional, que reúne todas as ações para o período 2018-2022. Durante o quinquênio, o plano prevê a oferta de 60 cursos de formação, entre eventos, seminários e workshops, além de 50 cursos em parceria com a Secretaria de Gestão de Pessoas do Tribunal de Justiça, para capacitação dos integrantes do Poder Judiciário, e mais 100 cursos credenciados pela Enfam sobre as mais diversas temáticas. Outras ações previstas para este período são MBA em Gestão Pública, duas turmas de mestrado e quatro de especialização.

“A atual administração está sendo marcada pelo enfoque na reestruturação da gestão do Tribunal de Justiça. E a Esmec tem sido uma ferramenta decisiva nesse processo de aperfeiçoamento. Há uma intenção da Presidência de ampliar o espectro de atribuições da Escola para que passe a gerir e traçar a política de formação de todos os seguimentos que compõem o Poder Judiciário, não somente a magistratura”, afirmou o desembargador Heráclito Vieira.

O programa também traz reportagem sobre mutirão de conciliação fiscal promovido pelas comarcas de Fortaleza e Maracanaú. No Fórum Clóvis Beviláqua, na Capital, quem tinha débitos com o Município teve a oportunidade de realizar acordo sem nem mesmo precisar de um processo.

Tem ainda matéria sobre o treinamento que os 31 novos servidores do Poder Judiciário receberam para assumir as funções. Outro destaque é a inauguração das novas instalações do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec).

Você confere o “Judiciário em Evidência” neste sábado (25/11), às 15h, com apresentação de Pamela Lemos. Acompanhe pelos canais: 5.1 digital, 5 Vivo, 17 NET e 17 Multiplay.