Papo Literário comemora 9 anos de existência no Cine São Luiz

23 de novembro de 2017 - 19:25

Primeiro programa do Ceará voltado exclusivamente para a arte literária em formato de revista eletrônica, o Papo Literário chega ao nono aniversário neste mês de novembro. O cenário escolhido para celebrar a data foi o Cineteatro São Luiz.

Um programa especial e temático sobre cinema e literatura vai ao ar neste sábado (25), às 19h30. O público vai conferir uma reportagem sobre filmes brasileiros e inspirados em livros e escritores que produziram para o cinema. Também será exibida uma entrevista especial com o dramaturgo e ator Haroldo Serra, que  está estreando como contista, lançando o livro “Chicamilo e outras histórias e poetar”. O ‘Clipoema’ dessa edição homenageia o poeta Antônio Girão Barroso, que também era crítico de cinema.

A estreia do Papo Literário aconteceu dia 26 de novembro de 2008, na Bienal Internacional do Livro do Ceará. “É uma vitória a gente chegar a 9 anos, porque literatura, não tem a mesma repercussão junto aos patrocinadores que a música, que o esporte… Literatura tem que ser muito trabalhada para ter espaço e são poucos os que existem para a literatura na televisão. Então, a gente conseguiu reservar esse espaço dando voz aos autores da terra, aos escritores locais, mostrando a literatura de um modo geral, colocando poesia.. Foi uma maneira de abrir as portas para a literatura na televisão. Fico muito feliz por preservar isso até hoje”, revela Mônica Silveira, editora do programa.

A jornalista Mônica Silveira, que também é escritora, participa desde a primeira edição nas reportagens e também na produção. Ao longo desses anos, já passaram pela apresentação do programa Danilo Amaral, Larissa Macêdo, Tatiana Lemos, e Joselita Feitosa e Iolanda Markan pela produção. “Eu costumo dizer que o Papo Literário não é só um incentivo a leitura por meio da cultura, ele é conhecimento. Quem assiste, aprende a ouvir e gostar de poesia com o quadro ‘Clipoema’, tem o privilégio de conhecer escritores locais, nacionais e estrangeiros na sala da sua casa, e ainda visitar livrarias, exposições, museus entre outros espaços que procuramos para o nosso público”, afirma a jornalista Soraya Santos, atual apresentadora da atração.

Assista ao Papo Literário todo sábado, às 19h30. Reprise: segunda-feira, às 21h. Acompanhe a TVC pelos canais 5.1 (digital), 5 (Vivo), 17 (NET), 17 (Multiplay).

O programa contempla locais e cenário diferentes de Fortaleza a cada edição. Confira alguns registros:

Larissa Wenya
Redatora do Portal TVC
(85)3101.3123