César do Acordeon, Zé Bandeira e Chico Justino se encontram no Ceará Caboclo

23 de novembro de 2017 - 14:29

O músico César do Acordeon toca profissionalmente há 45 anos. (Foto: Larissa Wenya)

Neste domingo (26), às 10h, os sanfoneiros Zé Bandeira, César do Acordeon e Chico Justino dão o ritmo da manhã na TVC. Dilson Pinheiro recebe também a banda Os Murici, com Mateus Cavalcante, representante da nova geração de músicos.

São 45 anos de carreira profissional, parcerias com Elba Ramalho, Luiz Gonzaga, Jair Rodrigues e Mamonas Assassinos, e muita história para contar. César do Acordeon, nascido na cidade de Cedro, ganhou a primeira sanfona em 1965, aos 15 anos de idade, porque “tinha tendência para tocar”. Seis anos depois, mudou-se para São Paulo em busca de oportunidades de emprego, onde fixou residência. Trabalhou na indústria e como taxista, mas à noite seu compromisso era com a sanfona, em boates.

César do Acordeon recebeu no início de novembro o troféu Luiz Gonzaga, em Caruaru. De lá, veio ao Ceará visitar familiares, amigos, além de participar do Ceará Caboclo. “Fortaleza é o celeiro dos acordeonistas do Brasil e tenho orgulho de dizer que sou amigo deles e de que aprendo com eles”, afirma o músico.

Baião, forró, xote… A história do trio pé de serra Os Murici começou há 5 anos como uma brincadeira de amigos que tinham vontade latente de tocar forró. O cantor e compositor Mateus Cavalcante iniciou a vida musical junto com a banda. Hoje, reflete satisfeito sobre a trajetória da banda e a novidade para o ano que vem: lançamento do segundo CD, com músicas autorais.

Assista pelos canais 5.1 (digital), 5 (Vivo), 17 (NET) e 17 (Multiplay). Reprises: quarta-feira, às 21h; sábado, às 10h. Ceará Caboclo, há quase 30 anos o altar da cultura popular!

Larissa Wenya
Redatora do Portal TVC
(85)3101.3123