Instituto Brasil Solidário leva serviços odontológicos e palestras aos estudantes de Beberibe

7 de novembro de 2017 - 15:16

A Escola Desembargador Pedro de Queiroz, é a primeira do município a inaugurar o espaço de prevenção e saúde bucal dos alunos (Foto: Divulgação)

Nos próximos dias 13 e 14 de novembro, a Escola Desembargador Pedro de Queiroz, em Beberibe, interior cearense, recebe duas importantes ações de prevenção e saúde, que fazem parte da proposta do Programa de Desenvolvimento da Educação – PDE, do Instituto Brasil Solidário. A escola, que já conta com um escovódromo sustentável, construído coletivamente com os alunos que participaram das oficinas práticas do PDE, terá mais uma etapa de ações, dessa vez voltada para aspectos de higiene e saúde bucal, além de atendimentos odontológicos.

Reforçando sobre a importância de tratar a saúde como um fator de impacto direto no rendimento dos alunos e na diminuição da evasão escolar, as atividades incluem ainda palestras de cidadania e prevenção com as temáticas sobre a sexualidade, orientações sobre os métodos contraceptivos e as doenças sexualmente transmissíveis, além de um debate de sensibilização e saúde em combate ao uso de drogas.

Convidado pelo Instituto Brasil Solidário, os alunos serão atendidos pelo dentista paulista, Dr. Wolber Sontak, que vem promovendo ações solidárias junto com o IBS desde 2004. “Já percorremos escolas e municípios de muitas regiões do Brasil fazendo essa ação de atendimento odontológico e palestras com os educadores e alunos, são muitos anos acompanhando como a saúde e a prevenção tem relação direta com a qualidade de vida desses estudantes, incluindo os impactos da saúde bucal com indicadores educacionais, e a intenção não é só promover um dia de atendimentos gratuitos, mas levar conhecimento de prevenção e como os educadores podem trabalhar esses assuntos em sala de aula, diariamente”, ressalta o dentista.

Em Beberibe, a Escola Desembargador Pedro de Queiroz, é a primeira do município a inaugurar o espaço de prevenção e saúde bucal dos alunos. Construído coletivamente, a partir das formações promovidas pelo IBS, o espaço foi montado com muita dedicação e capricho dos estudantes, utilizando materiais reutilizáveis, como pneus usados. Durante a inauguração, foram distribuídas 500 escovas dentárias e já foram reservados mais kits de escovação para serem entregues nos atendimentos odontológicos que serão realizados na escola.

Quebrando Tabus, pela informação

Assuntos complexos também serão tratados por meio de palestras de debates saudáveis com os jovens da escola Desembargador. Trazidos de forma mais aberta, por meio do diálogo, informação e principalmente respeitando-se diferentes pontos de vista, o Instituto acredita que temas como sexualidade e prevenção ao uso de drogas, podem ser debatidos sob um olhar mais humano, aonde a conversa e o acesso a informação – causas e consequências dentro de um projeto de vida – são capazes de trazer melhores resultados do que a simples “proibição pela proibição”.

Sobre o Instituto Brasil Solidário

O Instituto Brasil Solidário – IBS é uma organização sem fins lucrativos – OSCIP – que tem como princípio o desenvolvimento de programas sociais em comunidades desfavorecidas e com baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). No Ceará, o IBS já conta com o apoio de organizações como a Faculdades Nordeste – FANOR, Associação Caatinga, Instituto Beatriz e Lauro Fiuza – IBLF e a Social Brasilis, de Fortaleza. Os parceiros também estão em diferentes regiões do Brasil. Atualmente, temos apoio de grandes referências em segmentos importantes para o desenvolvimento social como a Rede de Ação Política pela Sustentabilidade – RAPS, além do reconhecimento da Rede Folha de Empreendedores Sócio Ambientais – Schwab Foundation for Social Entrepreneurship, entre outros.

Serviço:

Palestra “Prevenção ao uso de drogas e sexualidade” – dia 13/11
Horário: 08 às 17h

Atendimento Odontológico – dia 14/11
Horário: 08 às 18h

Local: Escola Municipal Desembargador Pedro de Queiroz
(Rua: Jose Bessa, 561 – Centro – Beberibe – CE)