Ceará Natal de Luz 2017 terá neve na Praça do Ferreira e o cantor Jorge Vercillo

7 de novembro de 2017 - 18:55

Como já é tradição, o Coral de Luz se apresentará das sacadas do Hotel Excelsior (Foto: Divulgação CDL)

O Ceará Natal de Luz 2017 foi lançado nesta terça-feira (7) na sede da CDL de Fortaleza. Na ocasião foi apresentada a programação completa, que começa no próximo dia 17, às 17 horas, e segue até o dia 23 de dezembro, encantando e iluminando a cidade.

Uma das novidades apresentadas é que, em pleno mês de novembro e com temperatura média que beira os 30º C, os cearenses verão nevar, na Praça do Ferreira, no Centro da Capital. As surpresas não param por aí. O Papai Noel promete também uma chegada em grande estilo no coração de Fortaleza.

A festa ainda vai contar com apresentações que vão emocionar o público, da Big Band, com Tenor Franklin Dantas e Soprano Samira Denoa, de teatro musical “A Sagrada Família” e “Chegou o Natal”, além do Coral Angelus e do Coral Joias de Cristo.

Para fechar a noite de abertura, o cantor e compositor Jorge Vercillo subirá, pela segunda vez, ao palco de um dos maiores eventos natalinos do País. Em 2008, o carioca encantou os fortalezenses e turistas com uma apresentação pra lá de especial.

“Parece uma festa simples, mas não é. Ela começa a ser preparada em janeiro, para ser realizada no final do ano, não para”, revela Severino Neto, presidente da CDL de Fortaleza.

Como já é tradição, o Coral de Luz, formado por 130 crianças e adolescentes, se apresentará das sacadas do Hotel Excelsior, primeiro “arranha-céu” ainda de pé da Capital cearense, cantando hinos e músicas natalinas bastante conhecidos.

A decoração do Ceará Natal de Luz 2017 vai ilustrar a narrativa do Evangelho em sintonia com o lema “Cuidar e preservar a vida”, tendo o elemento água, símbolo de pureza e fonte de vida, como inspiração para os adornos natalinos (anjos, estrelas e pastores) nas cores azul, branca e dourada. As tradicionais árvores construídas nas Praças do Ferreira e Portugal virão com novidades este ano em referência a temática do evento natalino.

Os elementos e a iluminação do Natal de Luz enfeitarão também a Avenida Monsenhor Tabosa, o Paço Municipal, o Palácio da Abolição, o Centro de Eventos, o Estoril, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL), a Federação das CDLs do Ceará (FCDL-CE), a Universidade de Fortaleza (Unifor) e o Centro Cultural do BNB.

Confira a apresentação das crianças do Coral de Luz na CDL

Consciência ambiental

Pouco mais da metade da área total do Ceará é coberta por floresta e a Caatinga predomina sobre a vegetação. Mas, o bioma rico em biodiversidade não tem sido tratado como deveria, agravando os efeitos da estiagem que assola o estado há mais de cinco anos consecutivos. Por isso, o Ceará Natal de Luz vai reforçar neste ano a defesa da preservação de tudo o que é necessário para que todos possam conviver fraternalmente no bioma Caatinga.

A campanha pelo verde que troca garrafas plásticas por mudas, reduzindo os problemas climáticos, será uma dessas ações. A iniciativa que teve início em 2007 tinha a meta de plantar 1 milhão de árvores até 2017, mas a marca foi alcançada três anos antes, em 2014, quando foi fincada uma muda de pau-brasil na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza. Em 2016, foram distribuídas 100 mil mudas de caju, acerola, goiaba, palmeira, noni, sapoti, pitanga, ata, graviola, manga, açaí e ipê. Para 2017, a previsão é distribuir 120 mil mudas.

O Ceará Natal de Luz é uma realização da CDL de Fortaleza, Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social e Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. E conta com o patrocínio das seguintes empresas e instituições: Sesi/Fiec, Indaiá, Esmaltec, Nacional Gás, Café Santa Clara, Zenir, Moinho Dias Branco, Casa Pio, Enel, Newland, Câmara de Vereadores, Prefeitura de Fortaleza e Banco do Nordeste. Tem ainda o apoio do Sindiônibus, do Sistema Verdes Mares, da Faculdade CDL e do Governo do Estado do Ceará.

Programação na Praça Portugal

Repetindo o sucesso do ano passado quando o Ceará Natal de Luz contribuiu para a revitalização cultural de um importante espaço de nossa cidade, a Praça Portugal será mais uma vez palco do resgate das manifestações populares natalinas, caracterizadas principalmente pela religiosidade, cânticos e entretenimento. Entre as atrações artístico-culturais, o público assistirá, a partir do dia 26 de novembro e durante os três primeiros fins de semana de dezembro, a espetáculos de orquestra, tenores, corais, concertos e Autos de Natal, sempre aos sábados e domingos, a partir das 16 horas.

Passeio Ciclístico

O Passeio Ciclístico com Papai Noel, que teve a primeira edição em 2016 e promete envolver novamente os ciclistas no espírito natalino e na prática saudável de atividades esportivas, terá um percurso novo e maior. No domingo, dia 03 de dezembro, às 6h30, os ciclistas sairão da Praça da Imprensa, no bairro Dionísio Torres, passando pelo Centro da cidade e pela avenida Beira Mar com destino à Praça Portugal, no bairro Aldeota.

Música, dança e teatro

O Cineteatro São Luiz também será palco do Ceará Natal de Luz nos dias 20, 21 e 22 de dezembro, com espetáculos de música (Maestro Poty Fontenele), dança (Edisca) e teatro (Blitz Intervenções).

Serviço: Abertura do Ceará Natal de Luz 2017
Data: 17 de novembro