Finados. Veja o que abre e fecha e os horários das missas nos cemitérios

1 de novembro de 2017 - 14:29

Dia de Finados é uma data religiosa reservada para as pessoas rezarem pelos seus parentes e amigos já falecidos (Foto: Divulgação Arquidiocese de Fortaleza)

Amanhã, 2 de novembro, é Dia de Finados, data religiosa reservada para as pessoas rezarem pelos seus parentes e amigos já falecidos. Por conta deste feriado, alguns serviços em Fortaleza serão afetados. Confira das celebrações religiosas na Catedral de Fortaleza, nos principais cemitérios e a lista do que abre e do que fecha na cidade.

Missas
Catedral Metropolitana de Fortaleza
Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques celebrará no dia 2, quinta- feira, às 7h30 na Capela da Ressurreição no subsolo da Catedral, onde estão sepultados alguns bispos e monsenhores da Arquidiocese de Fortaleza. Na Catedral haverá a Santa Missa às 12h e 18h30min.

Cemitérios

São João Batista
O Cemitério São João Batista programou a celebração às 8h, presidida por Padre José Targino, Capelão do Cemitério; às 10h, presidida por Dom José Antonio, Arcebispo de Fortaleza; 12h e às 16h presidida por Padre Wellington Rodrigues. O Cemitério São João Batista fica na rua Pe. Mororó, nº 487, no Centro, em Fortaleza.

Parque da Paz
No Cemitério Parque da Paz haverá missa às 8h e 9h30min, missa presidida pelo Pe. Gilson Soares e às 11h, missa com um padre da Comunidade Católica Shalom. O Parque da Paz fica localizado na avenida Presidente Juscelino Kubitschek, nº 4454, no bairro Passaré.

Cemitério Bom Jardim
O Cemitério Bom Jardim realizará realizará celebrações às 8h, 10h, 15h30min e 17h com o Padre Carlos Antônio Costa Magalhães. O Cemitério do Bom Jardim fica na Estrada do Jatobá, nº 2668, no Parque Santa Cecília.

Cemitério da Parangaba
No Cemitério da Parangaba serão realizadas missas às 9h e às 16h pelos padres da Paróquia Bom Jesus dos Aflitos. Já às 12h a Santa Missa será presidida por um padre do Shalom. O cemitério fica próximo ao terminal da Parangaba. Informações pelos telefones (85) 3292 3090 ou (85) 31051464.

Cemitério Jardim Metropolitano
No Jardim Metropolitano às missas serão celebradas às 10h, 14h30min, e às 16h pelo Padre Wagner Sabóia Frota. O cemitério Jardim Metropolitano fica na Rodovia Anel Viário nº 4261 – Eusébio.

Cemitério de Messejana
A celebração eucarística no Cemitério de Messejana será celebrada às 9 horas presidida por Frei Benedito de Sousa Braga Filho e às 16h presidida por Padre Emilio César Porto Cabral, Pároco de Messejana. O Cemitério de Messejana fica na rua José Severiano, 290.

Cemitério do Mucuripe
No Cemitério do Mucuripe que encontra-se localizado em frente a Paróquia Nossa Senhora da Saúde, no Mucuripe, as missas serão na igreja matriz nos seguintes horários: 7h e às 8h30min, a Santa Missa será presidida pelo Padre Antônio Ramalho Neto. Também haverão missas às 17h e às 19h, presididas pelo Padre Juarez Brito.

Em Caucaia
Cemitério Municipal São José – Caucaia – CE
17h, missa presidida pelo Padre Aurênio Nonato Azevedo.

Cemitério e Crematório Parque da Saudade
10h e 16h, missa presidida pelo Padre Pedro Rodrigues da Paróquia do Tancredo Neves. O Cemitério fica na Avenida 4º Anel Viário, KM 22 s/n – Urucutuba – Caucaia – CE.

Memorial Sol Poente
9h e 16h – missa presidida pelo Padre Francisco Antônio C. de Menezes (Pe.Tula). O Cemitério fica na Avenida Sol Poente nº 8800 – Cipó em Caucaia – CE.

Cemitério do Caranguejo – Garrote
7h, missa presidida pelo Padre José Fonseca da Silva Filho.

Cemitério Lagoa Salgada
8h30min, missa presidida pelo Padre José Fonseca da Silva Filho.

Cemitério do Cambeba – Planalto Cauípe
9h, missa presidida pelo Diácono Washington.

Cemitério São Pedro – Nossa Senhora da Paz
16h, missa presidida pelo Padre José Fonseca da Silva Filho.

Shoppings

RioMar Fortaleza e Kennedy
Os dois shoppings do Grupo JCPM, na capital cearense, estarão com as lojas e os quiosques fechados, mas as praças de alimentação e espaços de entretenimento funcionarão normalmente das 10h às 22h. O cinema seguirá os horários das sessões disponíveis no site da Cinepólis, rede responsável pelas salas de projeção.

Iguatemi
O shopping estará com as lojas e quiosques fechados neste feriado. Praças de alimentação e atividades de lazer funcionarão das 10h30 às 22h. Já o cinema estará aberto das 12h30 às 22h30.

Benfica
No feriado de quinta-feira (2), o Shopping Benfica terá lojas, quiosques e box fechados. Já praça de alimentação, cinemas e brinquedos funcionam de 11h30 às 22h. Lojas Americanas abre a partir de 11h30 e funciona até 21h; enquanto que os Mercadinhos São Luiz funcionam de 8h às 21h.

Lojas do Centro da cidade
De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Fortaleza (Sindilojas), todo o comércio no Centro de Fortaleza e as demais lojas de rua da Capital estarão fechadas nesta quinta-feira (02). Nos dias posteriores, (sexta-feira e sábado) as lojas terão funcionamento normal.

Supermercados
Os supermercados em todo o estado funcionarão normalmente, segundo a Associação Cearense de Supermercados (Acesu). Cada estabelecimento decide o seu horário de funcionamento.

Postos de Gasolina
Os postos de combustíveis funcionam normalmente em todo o Ceará.

Postos de Saúde
Os postos de saúde em todos os bairros de Fortaleza fecham durante o feriado. A exceção é a sala de vacinação do posto de saúde Paulo Marcelo, no Centro, e o posto de saúde de Messejana, que abre apenas para imunizações, das 7h às 17h.

Cagece
Funcionará em regime de plantão. O atendimento será de manutenção das redes de água e esgoto, bem como das estações de tratamento e estações elevatórias, na Capital, Região Metropolitana de Fortaleza e interior do Estado. As lojas de atendimento estarão fechadas. A companhia orienta aos clientes que necessitem de atendimento durante o feriado que entrem em contato pelos canais da empresa disponíveis, como a Central de Atendimento (0800.275.0195), o aplicativo Cagece Mobile (disponível para Android e iOS) ou por meio do chat online, no portal da Cagece.

Enel
A Enel Distribuição Ceará montou um esquema especial de atendimento para o feriado de finados, entre os dias 2 e 5 de novembro, que vai envolver a área técnica e o atendimento ao cliente. As lojas de atendimento estarão fechadas durante o feriado, na quinta-feira (2), e abrirão normalmente na sexta-feira (3). Para comunicar ocorrências, solicitar serviços ou informações, os clientes da Enel Distribuição Ceará podem entrar em contato pelo aplicativo Enel Ceará, pelo site da companhia, pelas redes sociais ou ainda pela Central de Atendimento (0800 285 0196).