Curta TVC abre mais uma janela para produções locais na televisão cearense

21 de agosto de 2017 - 17:24

A TVC abre mais uma janela para as produções locais na sua grade de programação. Nesta segunda-feira (21) estreia o Curta TVC. A atração busca fomentar a produção audiovisual cearense de curta-metragem.

Dedicado ao conteúdo local de curta e média duração, o programa terá meia hora e será exibido nas segundas e sextas-feiras, sempre às 20h30. Além de divulgar as produções locais e estimular o desenvolvimento de produtos nesse formato, a atração busca descobrir novos talentos e criar novas plateias. O Curta TVC tem parceria com o Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura da Cultura do Estado do Ceará (Secult).

Primeiros programas

Na edição de estreia do Curta TVC, o programa exibe o premiado curta-metragem Doce de Coco, do diretor cearense Allan Deberton. Lançado em 2010, com duração de 20 minutos, o filme foi vencedor de festivais nas categorias Melhor Atriz no Curta Taquary em 2010; Melhor Atriz no Festival Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões em 2010; Melhor Atriz Coadjuvante no Festival de Cinema da Fronteira em 2011; Melhor Curta em película no Curta Cabo Frio em 2011 e Melhor Diretor no Curta Cabo Frio em 2011. “Doce de Coco” conta a história da família de Diana que trabalha com cocadas caseiras. O curta tem participações de Débora Ingrid como Diana, Alan Ribeiro como Michael, Alisson Rodrigues como João, entre outros atores.

O novo programa da TVC exibe ainda o filme de animação Vida Maria do diretor Márcio Ramos. Maria José, uma menina de 5 anos de idade, é levada a largar os estudos para trabalhar. Enquanto trabalha, ela cresce, casa, tem filhos, envelhece. Com 8 minutos de duração e produzido em computação gráfica 3D, o curta-metragem mostra personagens e cenários modelados com texturas e cores pesquisadas e capturadas no Sertão Cearense, no Nordeste do Brasil, criando uma atmosfera realista e humanizada. Vida Maria é um projeto premiado na terceira edição do Prêmio Ceará de Cinema e Vídeo, realizado pelo Governo do Estado do Ceará.

Já na sexta-feira (25), o Curta TVC apresenta Couro Tecido, dirigido por Adriana Botelho. O filme apresenta o ofício do couro por dois mestres: Espedito Seleiro e Luís dos Couros. Com 19 minutos, o documentário foi produzido no Ceará e lançado em 2012.

Outro filme que será apresentado na mesma edição é Esaú – O Contador de História, dirigido por André Dias e estreado em 2011. A animação tem duração de 10 minutos e conta a história de um garoto catador de lixo, que enquanto todos dormem, viaja em uma aventura com um boneco que encontrou na rua, o mesmo se torna sua companhia de embarque.

Serviço: Curta TVC
Estreia: segunda-feira (21), às 23h30, na TVC
Sintonize na TVC pelos canais: 5 VHF, 17 NET, 17 Multiplay e 5 Vivo.
Participações e sugestões de filmes através do e-mial: tvc@tvceara.ce.gov.br e no whatsapp: (85) 984391947.