Hospital César Cals realiza mutirão de endoscopias nesta terça, 25

24 de julho de 2017 - 14:49

25 de julho é o Dia do Endoscopista e para marcar a data, o Serviço de Endoscopia do Hospital Geral Dr. César Cals, da rede pública do Governo do Ceará, realizará um mutirão de endoscopia nesta terça-feira, 25, das 7 às 17 horas. Serão mais de 40 exames a serem realizados, além do Procedimento de Miotomia Endoscópica Peroral (POEM), indicado para o tratamento da Acalásia da Cárdia, que é uma alteração do esôfago. Os pacientes que serão atendidos já foram selecionados de acordo com a indicação médica, por meio do serviço ambulatorial do hospital.

A ação visa intensificar os cuidados voltados para a realização dos exames endoscópicos para o diagnóstico de doenças do aparelho digestivo. Além da realização dos exames, os pacientes receberão orientações quanto a alimentação e mudança de hábitos – como a ingestão frequente de alimentos em conserva, ausência de frutas na alimentação, fumo e dietas ricas em sal.

O Serviço de Endoscopia do HGCC atua sempre na busca por resultados que favoreçam os tratamentos e garante aos pacientes acesso a exames mais especializados e modernos, como o ultrassom endoscópico, a cápsula endoscópica, POEM, colocação de próteses esofágicas, dilatação, passagem de sondas, colocação e retirada de balão intragástrico, ligadura elástica, entre outros.

Um dos destaques do serviço é a sala de procedimentos endoscópicos, totalmente reformada e com uma estrutura mais moderna, com mesa de hemodinâmica, monitorização não invasiva, arco cirúrgico digital e sistema de endoscopia com imagem de alta definição, entre outros. Tudo isso a serviço da população do Ceará e para favorecer um diagnóstico preciso. Além dos exames, é nesta sala que acontecem os procedimentos cirúrgicos e endoscópicos.

De acordo com Paulo Prado, chefe do Serviço de Endoscopia, o Hospital César Cals é destaque pelo pioneirismo, pois sempre busca oferecer tecnologias mais modernas aos seus pacientes. O HGCC se preocupa também em oferecer novas tecnologias em saúde, bem como a renovação e atualização de novos procedimentos. “Os pacientes aqui têm acesso a técnicas adotadas nos grandes centros de saúde do mundo”, ressalta Prado.

O serviço de endoscopia do HGCC realiza mais de 30 procedimentos e exames endoscópicos. De janeiro a junho desse ano, já foram 3.800 exames e procedimentos. Para ter acesso aos exames, as consultas de primeira vez são marcadas nos postos de saúde, para pacientes de Fortaleza, e secretarias de saúde dos municípios, para pacientes do interior do estado. Em seguida são encaminhados para as consultas no ambulatório e para os exames, de acordo com a indicação clínica.

Fonte: Assessoria de Comunicação do HGCC

Mais informações no telefone: (85) 3101-5220 / 3101.5221