Dilson Pinheiro festeja 19 anos no comando do Ceará Caboclo da TVC

20 de julho de 2017 - 20:45

O comunicador Dilson Pinheiro comemora 19 anos no comando do programa (Foto: Rodrigo Neto)

O Ceará Caboclo deste domingo é especial. O comunicador Dilson Pinheiro comemora 19 anos no comando do programa. Foi no dia 19 de julho, de 1998, que ele começou a apresentar o Ceará Caboclo. “Eu estava em casa e a jornalista Concy Bezerra me chamou para conversar na emissora, na época o presidente era o Paulo Ernesto Serpa. Eu fui até a TV Ceará e eles me fizeram o convite. Eu nunca pensei em ser o âncora de um programa, mas eu topei o desafio e estou até hoje”, conta.

Dilson relata que sempre contou com o apoio da equipe técnica, fundamental para o desenvolvimento do trabalho na televisão. “Conversei com o Luís Chaves, um dos diretores técnicos da época, com o Dorivan, diretor de imagem da emissora e essa conversa com eles foi fundamental para o meu aprendizado na televisão. E todos os anos eu sempre relembro e agradeço aos dois que tecnicamente foram responsáveis por mim. Até hoje eu estou aprendendo”, revela.

O Ceará Caboclo é uma das mais antigas atrações da emissora. Com 36 anos no ar, o programa já foi apresentado pelo comunicador Carneiro Portela. Sempre veiculado aos domingos, o programa traz as culturas regionais do Estado e os novos talentos musicais. “A gente vem ao longo desses anos descobrindo novos talentos e dando oportunidade para pessoas que não tinham condições de chegar à televisão. É essa a missão da televisão, de cada vez mais descobrir e difundir novos talentos”.

Com uma média de 48 programas por ano, o Ceará Caboclo já recebeu ilustres convidados. Ao longo desse tempo, já passaram artistas como a cantora Marinês, Dominguinhos, Patativa do Assaré, Clementino Moura. “E outros que ainda estão na estrada como Petrúcio Amorim, Maciel Melo, Luiz Fidéles, Genival Lacerda, Waldonys, Dorgival Dantas, Chambinho do Acordeon, Adelson Viana, Rodolf Forte, os Irmãos Aniceto, Luisinho Calixto, Redondo, Zé Bandeira, João Bandeira, Nonato Lima (…) e outros nomes”, relembra Dilson.

Nesses 19 anos no comando do programa, Dilson construiu relações de amizades com os seus entrevistados. Um deles foi o poeta popular, Patativa do Assaré. “Eu tive uma relação muito próxima com ele, tivemos uma relação muito legal. Patativa é o padrinho de batismo do meu filho”, comentou.

Convidados da atração deste domingo

O sanfoneiro Rodolf Forte e Chambinho do Acordeon participam do programa deste domingo (Foto: Rodrigo Neto)

Durante o programa, Dilson Pinheiro será homenageado pela equipe da emissora com uma festa surpresa. Participam também da edição deste domingo (23), os repentistas Zé Eufrásio e Gonzaga da Viola; o apresentador do Sanfonas do Brasil, Rodolf Fortes e o sanfoneiro e ator, Chambinho do Acordeon, ator que interpretou Luiz Gonzaga no filme “Gonzaga – de Pai pra Filho”.

“Eu tenho uma relação muito boa com o Dilson Pinheiro, a primeira vez que eu toquei em Fortaleza, eu tive o apoio dele. Já tinha um tempo que não nos encontrávamos. Quero parabenizá-lo por essa iniciativa que vem lá de trás e todo esse empenho e amor que ele tem com a cultura. Que se perpetue por anos e anos esse projeto maravilhoso da TVC”, disse Chambinho do Acordeon.

A produção do Ceará Caboclo é de Adília Santos. Vai ao ar todos os domingos, às 10h, com reprises nas quartas, às 21h e nos sábados às 10h.

Equipe da emissora comemora os 19 anos de Dilson Pinheiro à frente do Ceará Caboclo (Foto: Rodrigo Neto)

Perfil do apresentador

Luís Dilson Pinheiro de Oliveira, mais conhecido como Dilson Pinheiro, tem 60 anos. É viuvo, tem um filho de 27 anos e possui formação em História pela Universidade Federal do Ceará. É empresário da área musical e há 40 anos trabalha com jingles e escreve cordéis.

Sintonize na TVC pelos canais: VHF 5, NET 17, Multiplay 17 e Vivo 5.

Rodrigo Neto
Redator do Portal TVC