Férias Com Arte apresenta shows neste fim de semana no Dragão do Mar

19 de julho de 2017 - 14:54

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) é palco de grandes lançamentos da música, em julho. Realizado ao longo de todo mês pelo Instituto Dragão do Mar, o ciclo programático Férias Com Arte – Pra Aprender e Curtir apresenta, no CDMAC, uma variedade de shows que vão do rap à música eletrônica, passando ainda pelo rock e pelo forró. O público vai poder curtir apresentações inéditas, como os lançamentos dos novos discos de Mano Brown, com show de abertura de Preto Zezé, no dia 25; e ainda de Daniel Peixoto, no dia 22, com show de abertura da banda New Model. Tem também a produção especial Projeto Rivera convida Nafandus, no dia 21; e uma bela homenagem ao forró do Nordeste, com a cantora Paula Tesser, no dia 30 deste mês.

No dia 25 de julho, às 20h, a Praça Verde vai ferver com os shows de Preto Zezé e Mano Brown, abrindo o Favela Arte Festival, uma realização da Prefeitura Municipal de Fortaleza em parceria com a Central Única das Favelas (CUFA). Lançando o disco Boogie Naipe, em Fortaleza, Mano Brown sobe ao palco, ao lado do cantor Lino Krizz, com uma banda formada por mais de dez músicos e dois backing vocals, além do experiente DJ Dri. O repertório do show conta com as composições do álbum de estreia, que tem faixas já bem conhecidas dos fãs, como Mulher Elétrica, Dance Dance Dance e Amor Distante. O trabalho lançado no fim de 2016 foi bastante elogiado e considerado um dos melhores CDs do ano, pela Billboard Brasil e Rolling Stone Brasil. Além disso, a faixa Gangsta Boogie entrou na lista das 10 melhores músicas pelos críticos da revista Rolling Stone.
Quem abre a noite do dia 25 é Preto Zezé, trazendo uma prévia do álbum Das Quadras pro Mundo, que será lançado em novembro, com o show La Favela Nostra. O disco conta com participações de vários rappers brasileiros, como Emicida, Dexter, Edi Rock e Mv Bill, além dos cearenses Nego Gallo e Don L, Aparecida Silvino, Andread Jo e Raimundo Fagner. “Eu sempre quis juntar os amigos novos e antigos para fazer música. Agora, vejo a possibilidade de fazer um CD com gente que gosto, admiro e acredito”, afirma Preto Zezé. Além da abertura no Dragão, o Favela Arte Festival terá palco em outros equipamentos culturais da cidade. A entrada do show do dia 25, na Praça Verde, será mediante a doação de uma garrafa de 5L de água mineral para a Campanha Vidas Secas, que beneficia as vítimas da estiagem no Ceará.

O cantor cearense Daniel Peixoto faz show inédito do lançamento do disco Massa, no dia 22 de julho, no Anfiteatro do Dragão do Mar. Revelado mundialmente no dia 8 de maio, o álbum apresenta um repertório de treze músicas inéditas compostas por Peixoto. As canções passeiam pelo estilo eletrônico – já abraçado desde o início de sua trajetória com a banda Montage – aliado ao rock, reggae e muita música pop. Massa teve a direção musical do produtor Wendel V, da escola de música Beatmasters, foi gravado entre outubro de 2014 e dezembro de 2016 na capital paulista e no Rio de Janeiro. As músicas foram gravadas com sua banda e participações especiais de Edson Cordeiro, Marcos Lessa, João Brasil, Nayra Costa e da rapper carioca Bebel du Guettu.

Antes de Daniel Peixoto, a banda New Model faz show do EP Tropical Technology. A dupla formada por Lola Fame e Lua Underwood nasceu do encontro do eletrônico underground, atualizado em 2012, e o auge da arte performática dos últimos anos nas boates LGBTs. O mais novo projeto de música pop da cidade aspira a vivência tropical de Fortaleza e a onda electropop e fria, solidificando a marca do duo. Os shows de Daniel Peixoto e New Model têm entrada gratuita e classificação etária livre. O acesso, porém, está sujeito à lotação do espaço.

Porto Iracema no palco

No dia 21 de julho, às 20h, o Anfiteatro vira palco da produção cearense Projeto Rivera convida Nafandus. Nascida ainda em 2013, a banda Projeto Rivera conquistou a cena musical da cidade com o último disco Eu Vim Te Trazer o Sol, numa mistura de MPB, baião e rock alternativo. Neste show, no Dragão, a Rivera toca os sucessos que emplacou, mas também entra em campanha de financiamento coletivo para a produção física e circulação do segundo disco, Eu Vejo Você.

O projeto do novo álbum foi iniciado no Laboratório de Música da Escola Porto Iracema das Artes, sob a tutoria de Leonardo Ramos, produtor e vocalista/guitarrista da banda Supercombo, que segue na produção do trabalho. As doações para a produção do CD podem ser feitas através de uma plataforma criada pela própria banda no site https://www.projetorivera.com/prevenda-euvejovoce.

Faz show na mesma noite a banda Nafandus, que se utiliza de elementos musicais tipicamente nordestinos mesclados com o rock’n’roll. A Nafandus vai apresentar o show Unbreakable, com músicas autorais cuja sonoridade é inspirada em clássicos mundiais do rock como Black Sabbath e Led Zeppelin. Segundo Victor Caliope, vocalista da Rivera, a ideia de convidar a Nafandus, apesar de estilos musicais bem diferentes, parte de uma iniciativa de apoio mútuo em busca de um público que seja a intersecção entre os dois grupos. O show tem entrada gratuita, com acesso sujeito à lotação.

Nesse caldeirão musical do Dragão, também tem forró. A cantora franco-cearense Paula Tesser apresenta, no dia 30 de julho, às 19h, na Arena Dragão do Mar, o show Forró de Cabo a Rabo. Com acesso gratuito, o projeto traz no repertório os nomes que integraram os vários tipos de forró produzidos no Nordeste, assim como composições de autores e músicos contemporâneos. Essa diversidade do gênero será homenageada com arranjos que valorizam os sons do passado, mas com uma roupagem musical contemporânea.

O show de Paula Tesser integra o programa Fuxico Musical da Temporada de Arte Cearense, programação que reúne apresentações de projetos artísticos selecionados pelos Editais Culturais, do Instituto Dragão do Mar.

Confira a programação:

Dia 21 | Sexta

Projeto Rivera convida Nafandus
20h > Anfiteatro > Acesso gratuito > Classificação etária: Livre

Dia 22 | Sábado
Daniel Peixoto lança o disco “Massa” + New Model
20h > Anfiteatro > Acesso gratuito > Classificação etária: Livre

Dia 25 | Terça
Mano Brown lança “Boogie Naipe” + Preto Zezé
20h > Praça Verde > Entrada mediante doação de 5L de água mineral (o recipiente deve estar lacrado) > Classificação etária: 18 anos

Dia 30 | Domingo
Paula Tesser
19h > Arena Dragão do Mar > Acesso gratuito > Classificação etária: Livre

* Toda a programação tem acesso sujeito à lotação do espaço