Presidência da TVC se reúne com executiva da multinacional de telecomunicações Angola Cables

12 de julho de 2017 - 11:33

A companhia africana é a responsável pelo Data Center que ligará o Brasil à África (Foto: Rodrigo Neto)

O presidente da TVC, Adriano Muniz, e a diretora de programação da TVC, Moema Soares, reuniram-se com a executiva Micaela Monteiro, da multinacional do ramo de telecomunicações Angola Cables, companhia responsável pela instalação do Data Center que vai abrigar cabos submarinos de fibra ótica que ligarão o Brasil à África. O encontro aconteceu na tarde desta terça-feira (11), na sede da emissora, na Aldeota.

Com o novo Data Center, a capital cearense passa a abrigar a saída brasileira para a rota que liga à Luanda, em Angola, através do South Atlantic Cable System (Sacs), com alta tecnologia de processamento e armazenamento de dados. O projeto também conecta o sistema Monet (em parceria com Algar Telecom, Google e com a operadora uruguaia Antel), entre as cidades de Santos (SP) e Miami (EUA).

Com previsão para iniciar as operações no primeiro semestre de 2018, a multinacional do ramo de telecomunicações já deu início aos primeiros trabalhos. Instalado Praia do Futuro, o novo Data Center será um ponto de conectividade entre os dois países, visto que a partir dele os dados trafegados chegarão a outros continentes. O projeto terá o investimento total de US$ 300 milhões garantidos pelo governo do país africano, através do Banco de Desenvolvimento de Angola. Na última segunda-feira (10), o governador Camilo Santana participou de uma solenidade, na Praia do Futuro que marcou o início das obras.

Geração de empregos

A previsão é de gerar cerca de 40 empregos diretos e 800 indiretos até 2030, segundo projeções da própria empresa. O Monet se encontra em estágio avançado, com construção de rota terrestre já iniciada e com parte dos equipamentos no País e outra sendo encaminhada para embarcação especial (para navegar em águas rasas), que instalará o cabo no mar.

*Rodrigo Neto, com informações do site do Governo do Ceará