Padre sanfoneiro, sim senhor!

1 de julho de 2017 - 13:49

Rodolfo Fortes recebe Padre Neto neste domingo (02) (Foto: Rodrigo Neto)

A vocação para música veio antes da sacerdotal, ainda na infância, aos 10 anos. Padre Neto Sousa, de Pentecoste, é conhecido como o “padre sanfoneiro”. Além de um vasto repertório de xote e forró pé de serra, ele toca músicas religiosas como “Quando Jesus Passar” e “Maria de Nazaré”, de Padre Zezinho.

No palco do Sanfonas do Brasil, padre Neto conta que no início sofreu resistência de comunidades mais conservadoras por tocar com a sanfona algumas músicas religiosas durante a missa. “Pecado é não tocar”, interrompeu Rodolfo Fortes, e os participantes do programa caíram na risada. O apresentador enalteceu o modo de propagar a palavra de Deus e contribuir com a “espiritualização das pessoas” por meio de um instrumento que é símbolo da cultura nordestina. E com esse dom, padre Neto consegue arrecadar, em eventos, fundos necessários para as obras da Igreja. “A sanfona é meu sangue, vibra no meu corpo”, diz o religioso.

Também de Pentecoste, Antônio Xavier, ou melhor, Pitú do Forró, participa do programa pela primeira vez. Além de cantor de forró e brega, ele é pandeirista e toca violão. Assista ao Sanfonas do Brasil neste domingo (02), às 11h. Reprise: sábado, 11h. Sintonize na TVC pelos canais: 5 VHF, 17 Multiplay, 17 NET e 5 Vivo.

Larissa Wenya
Redatora do Portal TVC
(85) 3101.3123