Festival da Galinha Caipira começa nesta sexta em Cascavel

28 de junho de 2017 - 19:41

O festival reúne cardápio à base de galinha caipira, corrida e desfile de jumentos (Imagem: Divulgação)

A cidade de Cascavel, localizada a 65 km de Fortaleza, realiza nos dias 30 de junho a 02 de julho, o VII Festival da Galinha Caipira dos Chorós. Uma iniciativa da Associação dos Moradores do Choró Vaquejador e a Prefeitura Municipal de Cascavel. Com uma programação diversificada e cultural, o Festival resgata os valores nordestinos tradicionais, através da gastronomia local, tornando a economia ativa e estimulando o empreendedorismo em negócios e produtos derivados da ave.

O evento integra as mais de 20 comunidades denominadas “Choró”, onde a maior fonte de renda é a agricultura de subsistência, sendo a criação de galinha caipira o foco da produção familiar. Os donos de bares, restaurantes, pousadas e hotéis, apresentarão suas culinárias usando os atributos da ave criada em terreiro e zona rural. Este é o único evento que reúne dezenas de variedades de pratos típicos e de boteco na região leste do Estado.

Para Dona Fátima de Souza, moradora da comunidade de Choró, os resultados alcançados nas edições anteriores são importantes para impulsionar a cultura e gastronomia da região. “A experiência adquirida no Festival ajuda a fortalecer o turismo rural e alavancar a criação de galinha caipira, além da oportunidade do empreendedorismo local”, disse.

Segundo a prefeita Ivonete Queiroz, o momento ímpar para o desenvolvimento local, como continuar apoiando iniciativas iguais a esta. “O pequeno agricultor virou um empreendedor rural e está buscando meios de sobrevivência, nós do poder público devemos contribuir para difundir essa cultura e gastronomia, como atrair turistas para a comunidade”, disse.

Além da degustação de um cardápio à base de galinha caipira, o festival envolverá, ainda, corrida e desfile de jumentos, exposição de galinhas exóticas, feira de agricultura e pecuária familiar, campeonato do maior e menor ovo, torneio de futebol com os times dos Chorós, forró pé­ de­ serra e shows com bandas locais e de renome nacional.

Durante o evento, será realizada, paralelamente, uma exposição de artesanato para divulgar e comercializar a produção da comunidade, caracterizada por produtos feitos à base da palha de carnaúba, barro e renda e escolha da Miss Choró.

Veja a programação:

Dia 30/06 – das 19h às 02h

Show com bandas

Forró Kangalha;
Mateus Fernandes;
Arregasamba.

Dia 01/07 – das 19h às 02h

Show com bandas

Bem Bacana;
Benjamin Torres e Farra Total.

Dia 02/07 – das 10h às 17h – campo de futebol e praça
Trio elétrico;
Torneio de futebol;
Corrida de jegue;
Concurso do maior e do menor ovo;
Concurso da galinha mais enfeitada.

Serviço: VII Festival da Galinha Caipira dos Chorós
Dias 30 de junho a 02 de julho