Cariri: Ceará ganha mais 20 Mestres da Cultura

21 de junho de 2017 - 18:05

O governador Camilo Santana sancionou a lei neste terça-feira, no Crato (Foto: Nívia Uchoa)

O Ceará conta agora com mais 20 Mestres da Cultura. Nesta terça-feira (20), o governador Camilo Santana sancionou, no Crato, a lei que amplia de 60 para 80 o número de mestres no Ceará. A ampliação, fruto de uma Mensagem enviada pelo governador e aprovada pela Assembleia Legislativa em maio, representa uma importante conquista da política cultural e da valorização da cultura popular tradicional.

“Desde criança, ainda no Crato, acompanho as tradições da cultura. A escolha do Crato para sancionar esse lei, não foi por acaso. Esse município é o berço da cultura do Cariri. E na véspera do aniversário de 253 anos do município, nos reunimos aqui para ampliar em quase 40% de aumento o número de mestres. Vamos agora lançar o edital para escolher os novos mestres e mestras que irão contribuir para formação cultural cearense”, afirmou Camilo Santana.

Aos 83 anos, mestre Aldenir Aguiar foi o primeiro Mestre da Cultura reconhecido e, até hoje, mantém seu terreiro ativo para brincadeiras e festas na comunidade da Bela Vista, no Crato. “Fui reconhecido em 2004 e todos os meses recebo meu salário, mas me dói muito receber e ver que outros colegas mestres não tenham o mesmo benefício. Espero que agora alguns deles sejam também contemplados. É um reconhecimento à cultura que o Governo do Estado realiza”, contou o  mestre.

Com pensamento de seguir a tradição familiar, aos 13 anos, as estudantes Hellen e Ana Pereira, seguem os passos do tio e mestre Aldenir. As duas fazem parte do grupo há três anos. “A dança, o ritmo e a alegria de participar das rodas é muito grande. Temos também o compromisso de não deixar essa tradição se acabar e repassar para outras crianças esses ensinamentos”, explicou Ana Pereira.

Secretário da Cultura do Estado, Fabiano Santos Piúba ressaltou a importância do aumento do número de Mestres da Cultura reconhecidos pelo Estado. “Essa lei implica que possamos realizar, através de editais, a ampliação do número ainda este ano com 10 novos mestres e, em 2018, mais 10. Assim, estamos reconhecendo os saberes e fazeres tradicionais dos nossos mestres”, ressaltou.

Mestres da Cultura

Com a lei, o governador cumpre uma das metas do Plano Estadual de Cultura, que inclui diretrizes para a valorização da cultura popular tradicional. Os mestres são reconhecidos como difusores de tradições, da história e da identidade, atuando no repasse de seus saberes e experiências às novas gerações. Eles são selecionados pela Coordenadoria de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Secult e passam a contar com reconhecimento institucional e recebem um subsídio no valor de um salário mínimo mensal, como auxílio para a manutenção de suas atividades e para a transmissão de seus saberes e fazeres. O programa Mestres da Cultura se tornou um referencial do Ceará para o Brasil, recebendo, à época de sua criação, prêmio do Ministério da Cultura, pela qualidade e pelos efeitos da iniciativa.

Uma vez por ano, todos os Mestres da Cultura oficialmente reconhecidos se reúnem no Encontro Mestres do Mundo, promovido pela Secult. A edição mais recente do evento aconteceu em novembro de 2016, em Limoeiro do Norte, quando os mestres receberam, do reitor e do Conselho Superior da Universidade Estadual do Ceará (Uece), o título de notório saber em cultura popular.

Flavio Pinto
Repórter / Célula de Reportagem