PIB do Ceará cresce e supera crescimento do Brasil no período

20 de junho de 2017 - 17:17

O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará – Ipece, apresentou na tarde dessa segunda-feira (19), o Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará relativo ao primeiro trimestre de 2017.

Neste primeiro trimestre de 2017, o PIB cresceu 1,87%, quando comparado ao quarto trimestre de 2016 (outubro a dezembro), o que pode indicar uma possibilidade de retomada do crescimento econômico no Ceará. Ainda seguindo os mesmos parâmetros de comparação, todos os setores/atividades apresentaram índices positivos. Agropecuária com crescimento de 10,59%, a Indústria cresceu 1,81% e o setor de Serviços 1,78%.

De acordo com o governador Camilo Santana, o dado representa um crescimento na economia do Estado, aumentando as possibilidades de novos investimentos e gerando mais emprego e renda para os cearenses. “É com alegria que compartilho com vocês mais um avanço para nosso Estado: o Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará. Desde que assumi o governo, decidi que a prioridade seria o equilíbrio do Estado e a manutenção dos investimentos”, disse Camilo Santana.

Segundo o diretor geral do Ipece, Flávio Ataliba, os resultados revelam uma desaceleração do ritmo de queda do Produto Interno Bruto (PIB) em comparação com o ano anterior.

O índice dos 3 primeiros meses de 2017 foi de -1,40%, em relação a igual período do ano passado, indicando desaceleração da queda de -7,61% verificada em 2016.
No Brasil, o crescimento do PIB foi de 1%.

*Com informações da Assessoria de Comunicação da Seplag