Dia Mundial do Doador de Sangue terá programações em todo Estado

12 de junho de 2017 - 17:25

Este ano a campanha traz como tema “Hemoce Precisa da Sua Melhor Parte” para conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue (Foto: Hemoce)

No dia 14 de junho, data que se comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará, Hemoce, da rede pública do Governo do Ceará, lança a nova campanha de incentivo à doação de sangue. O evento será a partir das 9h, na sede do Hemoce. Este ano a campanha traz como tema “O Hemoce Precisa da Sua Melhor Parte” para conscientizar a população que o gesto voluntário pode ser fundamental para quem está precisando da doação de sangue.

Além do lançamento da nova campanha, para marcar a data em homenagem aos doadores, o Hemoce programou diferentes atividades nas unidades de coleta de sangue em Fortaleza. Na sede do hemocentro, a partir das 8h, serão oferecidos serviços de beleza e bem-estar como revitalização facial, maquiagem, SPA das mãos, massagem rápida, orientação nutricional, vacina contra hepatite B e teste de glicemia para quem comparecer ao hemocentro até às 17h. Em Quixadá, Iguatu, Sobral, Crato e Juazeiro do Norte, os voluntários também participarão de uma programação especial nos hemocentros regionais.

De acordo com a diretora geral do Hemoce, Luciana Carlos, a campanha segue por dois meses. Nesse período a meta é receber 16.000 doações em todo o estado. “A cada ano a gente vem conseguindo um número maior de doações, no ano passado foram mais de 110.000 bolsas coletadas, e isso mostra que a população tem sido solidária. Mas é preciso pensar esse gesto como sendo um hábito no dia a dia, respeitando os intervalos entre uma doação e outra e mantendo a regularidade. Doar sangue é seguro, é simples e necessário para quem precisa receber uma transfusão já que não existe nenhuma medicação para substituir o sangue”, ressaltou Luciana Carlos.

Praça do Ferreira e RioMar Fortaleza

Também no Dia Mundial do Doador de Sangue (14), os voluntários poderão exercer a cidadania em mais um ponto de coleta. A unidade móvel do Hemoce vai estar na Praça do Ferreira recebendo os candidatos à doação de sangue das 8h às 16h e cadastrando doadores de medula óssea. O Hemoce também estará no Shopping RioMar Fortaleza com um espaço para receber os doadores de sangue e realizar cadastro para doadores de medula óssea. O local funciona das 14h às 21h de segunda a sábado e, aos domingos, das 14h às 20h. O local estará funcionando até o dia 14 de agosto no piso E2 do shopping.

Saiba o que é necessário para doar sangue

Para ser um doador de sangue, é necessário estar saudável, bem alimentado, ter entre 16 e 69 anos e possuir mais de 50 kg. Os menores de idade devem apresentar o termo de consentimento assinado pelos pais ou responsável legal e anexar a cópia de documento oficial com foto do representante legal. O termo de consentimento está disponível no site www.hemoce.ce.gov.br. Para mais informações sobre a doação de sangue basta ligar para os telefones 0800.2862296 e no 3101.2296.