Governo do Ceará entrega nova sede da escola Poeta Patativa do Assaré no Grande Bom Jardim

25 de maio de 2017 - 18:55

A juventude do Grande Bom Jardim, em Fortaleza, agora dispõe de mais estrutura e estímulos para estudar. O governador Camilo Santana inaugurou, na manhã desta quinta-feira (25), no bairro Granja Lisboa, a nova sede da Escola de Ensino Fundamental e Médio Poeta Patativa do Assaré. O chefe do Executivo inaugurou e visitou as instalações do equipamento público, acompanhado do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, da vice-governadora, Izolda Cela, e do secretário da Educação, Idilvan Alencar.

A escola Poeta Patativa do Assaré comemora em 2017 seus 15 anos de existência. Contudo, durante uma década e meia de funcionamento, a unidade educacional sempre esteve sediada em prédios alugados. Com investimento de R$ 5 milhões, oriundos do Tesouro Estadual e do Governo Federal, a nova estrutura dispõe de 10 salas de aula, com capacidade de atendimento de até 450 alunos em cada turno (manhã, tarde ou noite), biblioteca, laboratórios de Línguas, Informática e de Ciências (Química, Biologia, Física e Matemática), ginásio poliesportivo e um anfiteatro.

Camilo Santana classificou a inauguração do novo prédio como um grande avanço para os jovens da região. A partir de 2017, garante o governador, a população ganha novas perspectivas de futuro através de uma educação pública de qualidade assegurada.

_ARI9918_WEB.jpg“Não há nada que mais nos dê alegria e motivação para trabalhar do que inaugurar uma nova escola. Antes a estrutura aqui não era digna dos estudantes do Bom Jardim. Agora eles têm tudo de melhor. Essa estrutura atual não deixa a dever a nenhuma escola do país. Mas o mais importante, para além da estrutura, é o empenho dos profissionais que tocam o ensino na rede pública, com professores e coordenadores dedicados para levar educação aos jovens. E é esse trabalho através da Educação que pode mudar o Ceará. Esse tem sido o nosso compromisso”, discursou.

Fiscalizada pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), por meio do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), a obra foi realizada em área que faz parte do Pacto por um Ceará Pacífico, do Governo do Ceará.

Além da estrutura com equipamentos e espaço físico qualificados, a escola oferta os projetos Professor Diretor de Turma; Enem Chego Junto, Chego Bem; Jovem de Futuro; e-Jovem; além do Clube de Leitores, entre outras ações. O objetivo das iniciativas é incentivar a aprendizagem em todas as disciplinas do currículo e disseminar um clima favorável no âmbito escolar.

Uma nova história

Para os estudantes da Poeta Patativa do Assaré, existe agora a segurança de um espaço capaz de estimular e preparar cada jovem na busca por futuro na Educação Superior e na vida profissional. A perspectiva de um futuro. É o que afirma o titular da Secretaria da Educação (Seduc), Idilvan Alencar.

“Aqui era um prédio alugado com condições muito precárias, uma situação muito difícil. Hoje é um dia de muita felicidade, pois o governo entrega uma escola equipada, moderna, com tudo que estudantes e professores merecem”, disse o secretário.

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, reforçou que as ações do Governo do Ceará transformam a rede estadual de ensino em referência de qualidade, garantindo aos jovens um “ambiente digno e com tudo que se tem direito”. “Essa escola não deixa a desejar a nenhuma escola particular lá da Aldeota. O governador Camilo Santana oferta, através dessa ação, a oportunidade da juventude do Bom Jardim de realizar seus sonhos. De ser engenheiro, de ser professor, de ser artista, de ser o que quiser na vida. Os jovens da região tem agora as condições de escrever uma nova história”, completou.

A vez do Bom Jardim

_ARI9592_WEB.jpg

O evento de inauguração da nova unidade foi embalado com apresentações artísticas de estudantes da rede estadual, com música e atividades circenses. Nos corredores da escola, vários grupos de jovem se divertiram e comemoraram a conquista do novo equipamento para a região do Grande Bom Jardim.

“Essa é uma conquista muito boa para o nosso bairro, que tem uma juventude que precisa e quer mais oportunidades. A gente sente que, com a nova escola, muita coisa pode mudar na cabeça do jovem no Bom Jardim”, argumentou a estudante Ana Lívia Maciel, 17, que está no terceiro ano do Ensino Médio.

Maria Júlia Vieira, 17, também está às portas do Ensino Superior. E traz consigo a história do quanto já necessitou de melhorias escolas como a Patativa do Assaré. “Esses laboratórios, as salas aqui, tudo é muito bom para os novos estudantes e quem está chegando ao fim da vida escolar. Muita coisa mudou e deve mudar daqui pra frente”.

Saúde

Durante a solenidade, Camilo Santana participou, junto com os secretários da Saúde, Henrique Javi, e da Educação, Idilvan Alencar, do lançamento da gincana “Educação em ação, mosquito aqui não!”. Na ocasião, o governador assinou um Pacto de Cooperação por políticas de enfrentamento à dengue, zika e chikungunya.

170525_ESCOLA_BOM_JARDIM_MG_9548_web.jpgEnvolvendo alunos da rede pública estadual, o objetivo da campanha é desenvolver ações de mobilização socioeducativas junto à comunidade estudantil das escolas públicas cearenses. A iniciativa tem o objetivo de combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti através da eliminação de possíveis criadouros e da conscientização da comunidade para acabar com os focos com o intuito de evitar as doenças transmitidas pelo mosquito.

“Estamos trazendo com ênfase nas escolas o combate ao mosquito. Vamos aproveitar o ambiente educacional para promover a divulgação de informações de forma didática, envolvendo tanto os jovens estudantes quanto as famílias de comunidades de todo o Estado. Queremos chegar em 2018 com mais mobilização e menos casos de doenças”, explicou o titular da Sesa, Henrique Javi.

A gincana acontece até o mês de junho de 2017 e vai estimular que estudantes realizem atividades na comunidade para eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti e passem orientações à comunidade.

25.05.2017

Fotos: Ariel Gomes e Carlos Gibaja / Governo do Ceará
André Victor Rodrigues
Repórter / Célula de Reportagem