Com programação especial, Dia Nacional da Adoção reforça importância do tema no Ceará

25 de maio de 2017 - 13:11

A gestação da Vládia começou em 2012, quando ela entrou para o Cadastro Nacional de Adoção (CNA), mas foi em fevereiro de 2017 que ela e o Samuel receberam Jéssica em casa (Foto: Arquivo pessoal)

Hoje, 25 de maio, é comemorado o Dia Nacional da Adoção. Criado em 1996 durante o I Encontro Nacional de Associações e Grupos de Apoio à Adoção a data reforça a importância da conscientização desta causa social no Brasil.

Em Fortaleza, diversas ações foram preparadas para marcar as comemorações da data. O grupo Acalanto Fortaleza, uma das ONGs que acolhem casais que desejam adotar crianças realiza a partir das 14h desta quinta-feira uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Ceará para debater o tema. Já no sábado (27), às 16h, acontece a Caminhada da Adoção no Aterro da Praia de Iracema. No domingo (28) será realizado um bate-papo adotivo com pais e pretendentes à adoção, na Assembleia Legislativa do Ceará, das 9h às 11h. O vice-presidente da Acalanto Fortaleza, Lucineudo Machado, reforça a importância das políticas públicas para adoção no Estado e convida a população para se engajar na causa. “Estamos felizes com o aumento do número de adoções e convidamos toda a população para participar das ações realizadas nesta Semana da Adoção no Ceará”, reforça.

Adoção e amor no Ceará

Cláudio e o esposo Roberto adotaram Vitória com 4 anos, hoje ela possui 8 anos e segundo eles a menina representa tudo na vida dos dois (Foto: Arquivo pessoal)

“A espera da adoção de uma criança é como se fosse uma gestação”. É assim que Cláudio, esposo de Roberto e pai da Vitória define o tempo de espera para adoção. Para ele a adoção é um processo demorado, mas que vale a pena. Cláudio conta que depois da chegada da filha Vitória, tudo se transformou em sua vida. “A partir do momento que ela chegou, tudo mudou. Se eu penso em algo para o futuro, só penso no futuro dela. É um amor inexplicável”, relata.

Cláudio é uma das milhares de pessoas que sonham em adotar uma criança no país. Assim como ele, a Vládia Loiola também teve sua vida transformada com a chegada da filha adotiva. Vládia é esposa de Samuel e mãe da Jéssica. Vládia sonhava em ser mãe independente do método (de amor ou biológico). A gestação da Vládia começou em 2012, quando ela entrou para o Cadastro Nacional de Adoção (CNA), mas só em 2013 que veio a habilitação para o cadastro e em fevereiro deste ano foi que Vládia e Samuel puderam receber Jéssica em casa. “Ela mudou tudo, não tenho como mensurar. Ela tornou nossa vida mais plena. Isso tudo é amor na minha vida e com a chegada da Jéssica esse amor floresceu ainda mais”, conta emocionada.

A história do Cláudio e da Vládia são exemplos de amor e persistência das 37,3 mil pessoas na lista de espera para adotar uma das 4,8 mil crianças inscritas no Cadastro Nacional de Adoção (CNA). Mas o tema da adoção no Brasil ainda é um desafio de enormes dimensões e requer atenção.

Veja a programação da Semana da Adoção em Fortaleza

>25 de maio (quinta) – Audiência Pública, na Assembleia Legislativa, a partir das 14h;
>27 de maio (sábado) – Caminhada da Adoção, no Aterrinho da Praia de Iracema, a partir das 16h;
>28 de maio (domingo) – Bate-papo Adotivo, com pais e pretendentes à adoção, na Assembleia Legislativa, das 9 às 11h;

Serviço: Acalanto Fortaleza
Rua Torres Câmara, 644, Sala 01 – Aldeota – Fortaleza – CE.
Telefones: (85) 98900.1390 e (85) 988291749

Rodrigo Neto