Camilo Santana assina Mensagem que autoriza concurso para agentes penitenciários

24 de maio de 2017 - 13:22

Além disso, Santana afirmou que haverá concurso do Detran com 300 vagas. Assuntos relacionados à geração de emprego, educação e recursos hídricos também foram discutidos pelo chefe do Executivo durante a transmissão

O governador Camilo Santana assinou, nesta terça-feira (23), durante bate-papo ao vivo em sua página no Facebook, mensagem que trata da realização de concurso para agentes penitenciários. O documento prevê a criação de mil novas vagas para a categoria. “A expectativa é de que a Assembleia aprove a mensagem o mais rápido possível, para que a Secretaria da Justiça possa lançar o edital ainda neste semestre”, afirmou Santana. O chefe do Executivo lembrou, ainda, que também haverá seleção para o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) no próximo semestre. “São 300 vagas, e, em breve, o Detran deve anunciar as funções”, disse.

No que se refere à segurança, o governador reforçou, na transmissão, que deve ampliar o Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) nos municípios que têm mais de 50 mil habitantes. Os municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), apontou Santana, devem receber as equipes ainda neste ano.

Alguns questionamentos feitos ao governador na semana passada foram respondidos hoje. Um deles foi de Jeferson Fernandes, morador de Redenção, que perguntou a previsão da entrega de uma escola profissionalizante no município. “A previsão é de que seja implantada segundo semestre deste ano”, respondeu o governador.

Já o morador de Boa Viagem, Giliarde Ribeiro, questionou o chefe do Executivo quanto à geração de empregos. Apesar do momento delicado pelo qual o País passa, Santana lembrou que o Ceará “tem uma política de estimular a implantação de empresas, com a redução de impostos, além dos incentivos fiscais. Um exemplo é a implantação do Complexo Portuário do Pecém (Cipp), que já gera 18 mil empregos diretos e indiretos”. O chefe do Executivo também rememorou as parcerias do Porto de Roterdã, na Holanda, com o cearense Porto do Pecém, e da alemã Fraport na gestão do Aeroporto Pinto Martins. “O Governo do Ceará também tem uma ação, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), que consegue financiamento no valor de até 15 mil reais para jovens montarem seu primeiro negócio”.

Perguntado pelo seguidor Luiz Mateus sobre as delações dos empresários da JBS, o governador disse que é preciso ter “maturidade e tranquilidade para que a gente não transforme isso num momento de caos”. “Que a Justiça possa penalizar quem cometeu qualquer ato ilícito, de qualquer partido. Isso é o que eu defendo”, argumentou.

O chefe do Executivo também ressaltou o esforço que o Governo do Ceará tem feito para manter o Estado como um dos mais bem equilibrados do País. “O Ceará é uma referência em equilíbrio fiscal, em investimentos, na educação e em transparência. Portanto, não temos nada pra esconder. O Ceará, neste ano, tirou nota 10, sendo o primeiro lugar em transparência com os recursos públicos. É obrigação nossa prestar contas com cada centavo que entra”, acrescentou.

Educação

Camilo Santana também trouxe informações sobre as conquistas do Governo do Ceará na educação. O governador parabenizou o secretário da Educação, Idilvan Alencar, educadores e alunos da rede estadual de ensino pelo recorde no número de inscrições de estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio deste ano. “Este ano foram inscritos 99,51% dos alunos. Foi quase 100% de inscrições, quando a média do Brasil é de 60%. Eu fico muito feliz porque (a melhoria na educação) é o maior investimento que o Ceará faz hoje”, comemorou. Além disso, o governador garantiu a qualificação de 300 professores da rede estadual em mestrado na Universidade Federal do Ceará (UFC).

Recursos Hídricos

O chefe do Executivo informou que as secretarias responsáveis pela gestão dos recursos hídricos estão em constante monitoramento. Segundo Santana, as chuvas dos últimos meses variaram de região para região no Estado. “Algumas regiões houve recarga boa; em outras, foi muito pequena, como o Médio-Jaguaribe. Mas estamos fazendo um planejamento pra ver quais ações o Estado vai manter, ampliar, para que possa garantir o abastecimento de água para todo o Interior, Capital e RMF”, avaliou.

O governador confirmou, ainda, que continuará com as políticas de poços profundos, que, somente nos anos de 2015 e 2016, somou três mil perfurações por todo o Ceará. Ele antecipou, também, o investimento em tecnologia para a captação de águas subterrâneas, como a experiência inovadora da instalação de poços horizontais, na localidade de Cauípe.

Santana disse estar comprometido, também, com a cobrança de uma solução do Governo Federal para a retomada da obra da Transposição do São Francisco. “(A conclusão da obra) não pode passar deste semestre”, finalizou.

Assista ao vídeo do governador Camilo Santana:

Foto: José Wagner / Governo do Ceará

Caio Faheina