Semana Mundial do Brincar: Espaço Mais Infância realiza diversas ações

22 de maio de 2017 - 13:06

O Espaço Mais Infância, localizado na Praça Luíza Távora, em Fortaleza, promove durante a Semana Mundial do Brincar (entre os dias 21 e 28 de maio) uma extensa programação infantil de arte, cultura, lazer, saúde e educação. Entre as atividades, a garotada vai poder participar gratuitamente de apresentações circenses, contação de histórias, brincadeiras, rodas de conversas, e muito mais.

 

Promovida pelo Gabinete da Primeira-dama, em parceria com os municípios cearenses contemplados com a brinquedopraça, a ação, idealizada pela Associação Pró-Aliança pela Infância, tem o objetivo de garantir que o brincar tome conta de espaços públicos e privados, instituições, escolas, ruas e famílias. Para a primeira-dama do Estado, Onélia Leite de Santana, a iniciativa de sensibilizar a sociedade sobre a importância do brincar é fundamental. “É importante que ações como essas se multipliquem mundo afora, pois fortalece a essência da infância”, destaca.

 

_ARI4562_a_web.jpgDiariamente, os pequenos também podem aproveitar a brinquedoteca e biblioteca infantil, bem como as dependências do equipamento. Às terças e quintas, eles têm a oportunidade de participar de brincadeiras, jogos e assistir vídeos em atividade para conhecer aspectos e curiosidades sobre os elementos da natureza; ter acesso à literatura regional com histórias do Ceará; promoção de hábitos alimentares; técnicas artísticas; além da realização de brincadeiras, circuitos e jogos na área externa.

 

Já às quartas e sextas, atividades como a criação de jogos com elementos da natureza; construção de brinquedos e resgates de brinquedos e brincadeiras populares; dicas de receitas para valorização e aproveitamento de forma integral dos alimentos com o intuito de evitar o desperdício; jogos diversos; realização de brincadeiras, circuitos e jogos. No dia 24 de maio, a criançada põe a mão na massa para produzir brinquedos, através de diferentes técnicas artísticas.

 

Nos fins de semana, a programação está cheia de atrações como exibição de filmes; brincadeiras populares, circuitos e jogos para pais e crianças; contação de histórias; apresentações artísticas; recreação com palhaços, entre outros. No sábado, dia 20, o Espaço realiza uma programação especial, com o grupo Encanto, alusiva ao Dia das Mães. No dia seguinte, domingo (21), o equipamento realiza a abertura da Semana Mundial do Brincar, com um fim de tarde recreativo para o público infantil.

 

20160601160050__MG_7013_web.jpgEscola de Pais

O equipamento ainda oferece atividade para os pais, com rodas de conversa sobre variados temas. No dia 27 de maio, a ação “Escola de Pais” apresenta o tema “Construindo hábitos saudáveis”, para despertar nos pais e cuidadores a importância da diversificação na alimentação das crianças para o desenvolvimento e a construção de hábitos saudáveis. A inscrição, que é gratuita e limitada, é realizada através do telefone do Espaço Mais Infância.

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA AQUI

 

 

Serviço:
Local: Espaço Mais Infância (Praça Luíza Távora – avenida Santos Dumont, 1589, Aldeota, Fortaleza)
Horários: segundas, das 9h às 18h, e de terça a domingo, das 9h às 12h e de 14h às 20h
Fone: (85) 3261.4491

 

19.05.2017

 

Fotos: Ariel Gomes e Tiago Stille / Governo do Ceará

 

Reportagem: Déborah Vanessa e Wiarlen Ribeiro