Novas instalações do Banco de Leite da MEAC são inauguradas nesta sexta-feira

18 de maio de 2017 - 19:01

Por mês, o Banco de Leite Humano realiza, em média, 200 atendimentos individuais, às gestantes durante o pré-natal e às nutrizes com dificuldades de amamentação

No Dia Mundial da Doação de Leite Humano (19 de maio), a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), da Universidade Federal do Ceará, inaugura as novas instalações do Banco de Leite Humano (BLH). A solenidade ocorrerá às 8h30min, na sede da unidade, no Campus do Porangabuçu. A programação vai incluir homenagem às doadoras e receptoras de leite materno.

A estrutura conta com ambientes projetados para o atendimento às gestantes e puérperas que recorrem ao BLH em busca de orientação e assistência relacionada à amamentação. Os espaços compreendem recepção, gerência, laboratório, copa, banheiros e salas de coleta, pré-estoque, processamento, estoque, lavagem e distribuição, e atendimento.

Por mês, o BLH realiza, em média, 200 atendimentos individuais, às gestantes durante o pré-natal e às nutrizes com dificuldades de amamentação. Oferece ainda os serviços de controle de qualidade do leite humano ordenhado, treinamento e capacitação de profissionais da saúde de diversas instituições e realização de pesquisas científicas.

O Banco de Leite Humano da MEAC foi fundado em 23 de março de 1988 com a intenção de incentivar, proteger e promover o aleitamento materno, para diminuir índices de morbi-mortalidade infantil e melhorar a qualidade de vida da população. Há quatro anos consecutivos, é reconhecido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) como Padrão Ouro de qualidade.

As mulheres atendidas no BLH contam com a assistência de profissionais das áreas de enfermagem, farmácia, medicina, psicologia, serviço social, nutrição, fonoaudiologia, entre outras. A cada dia, os bebês internados na UTI neonatal precisam de nove litros de leite materno para sua nutrição. Por isso, o estoque mínimo de segurança é de 30 litros. Nesta quinta-feira (18), o BLH tem apenas 21 litros estocados, o que reforça a necessidade urgente de aumentar o número de doadoras.

Doações de Leite Humano

As doações ao Banco de Leite Humano da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand devem ser feitas na própria unidade, que funciona das 7h às 19h, de segunda a sexta, na Rua Papi Júnior, quase esquina com a Rua Costa Mendes, no bairro Rodolfo Teófilo. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (85) 3366 8509 ou 98102 3034.