Maternidade-Escola inaugura Casa da Gestante, Bebê e Puérpera nesta quinta-feira (4)

3 de maio de 2017 - 18:36

A Casa da Gestante, Bebê e Puérpera (CGBP) da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC) abrirá oficialmente suas portas na próxima quinta-feira (4), às 9h. O evento será a celebração de um sonho antigo dos gestores e colaboradores da Maternidade. A expectativa é que a Casa também contribua para a liberação de leitos na MEAC.

O imóvel fica na Rua Monsenhor Furtado, 1435, Rodolfo Teófilo, a 300 metros da MEAC, e tem capacidade para abrigar até 15 mulheres e 7 recém-nascidos. Foi alugado, reformado, adaptado e equipado para proporcionar conforto e segurança aos usuários. Funciona como um anexo do hospital, com equipe de enfermeiros, técnicos em enfermagem, médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e outros profissionais em escala de plantão ou sobreaviso.

A CGBP é uma residência provisória de cuidado com a gestação de alto risco e puerpério para usuárias e seus recém-nascidos que demandam atenção diária, mas que não exigem vigilância constante em ambiente hospitalar.

“Seu objetivo é oferecer acolhimento humanizado, cuidado, orientações de saúde e autocuidado com acompanhamento especializado. Neste primeiro momento, a unidade está admitindo puérperas de alta da MEAC cujos recém-nascidos esperam por exames. A perspectiva é ampliar o atendimento às gestantes em breve”, explica Carlos Augusto Alencar Júnior, Gerente de Atenção à Saúde da MEAC.

Na casa, as usuárias podem, quando necessário, sair e retornar, cozinhar, assistir a TV e receber visitas nos horários ampliados, além de conhecer outras mães, trocando experiências e fazendo boas amizades. A abertura da Casa da Gestante foi possível neste primeiro semestre graças à campanha de arrecadação de móveis, eletrodomésticos e outros artigos necessários para acolher os hóspedes.

Além disso, o Instituto de Ciências Médicas viabilizou uma conta-corrente para doações em dinheiro de pessoas físicas e empresas como Esmaltec, Ibyte e Baby Center. Mais informações estão no site da MEAC.

*Fonte: Unidade de Comunicação Social da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand