Samba da Gamboa homenageia as Escolas de Samba

2 de maio de 2017 - 18:01

O programa desta terça resgata os diversos momentos em que a série celebrou todo poder, magia e tradição das escolas de samba do país (Imagem: TV Brasil)

O Samba da Gamboa desta terça-feira (2) faz uma homenagem às escolas de samba. O episódio começa dando voz a duas crias da Portela: Noca e Monarco relembram seus primeiros passos na azul e branco de Madureira, explicando também como se iniciou o importante trabalho da Velha Guarda, guardiã das tradições da escola. Reverenciam também grandes nomes das antigas, responsáveis por momentos épicos da agremiação.

A homenagem às escolas abre espaço à mítica figura do puxador de samba enredo, que muitas vezes acaba por virar a cara da agremiação, precisando segurar toda escola durante o desfile, de preferência levantando a Sapucaí. Para tanto, nada como um samba enredo daqueles inesquecíveis, que ano após anos continuam sendo cantados pelo povo. Os puxadores Zé Katimba, da Imperatriz Leopoldinense, e Neguinho da Beija Flor, que traz a escola no nome artístico, falam sobre a responsabilidade e o gogó necessários para se deter o título de puxador. Já Paulinho da Mocidade e Dominguinhos do Estácio relembram a emoção de entoar sambas que até hoje são hinos, como “Chuê Chuê, as águas vão rolar” e “Paulicéia Desvairada – 70 anos de Modernismo”, aquela que traz no refrão “me dê, me dá, me dá, me dê, onde você for, eu vou com você”.

O Samba da Gamboa vai ao ar às 22h aqui na TVC. Com apresentação de Diogo Nogueira, produção de Tatiana Bastos e Carlos Soton e direção de Belisario Franca.

Sintonize na TVC pelos canais 5 VHS, 17 Multiplay, 5 Vivo.

*Com informações da TV Brasil