Memória e Verdade: Grupo de Trabalho promove primeiro encontro

2 de maio de 2017 - 15:00

Acontece, nesta terça-feira (2), às 14h, no Museu do Ceará, a primeira reunião do Grupo de Trabalho Memória e Verdade do Ceará. O GT, instalado em março, tem por objetivo visibilizar e difundir histórias de repressão e resistência ao Golpe Civil-Militar de 1964 e de outros momentos da história do Ceará, além de construir uma política estadual de preservação da memória e reconstrução da verdade.

Compõem o Grupo de Trabalho Memória e Verdade o Instituto Latino Americano de Estudos Sobre Direito, Política e Democracia; o Comitê Memória, Verdade e Justiça do Ceará; o Grêmio Estudantil João Nogueira Jucá, vinculado ao Colégio Estadual Liceu do Ceará; e o Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz, secção Ceará.

A programação do encontro consiste em um diálogo amplo sobre a temática e propostas de ações como resignificação de espaços, intervenções culturais, além da apresentação das ações que a coordenadoria realizou ao longo dos últimos três anos.

Grupo Memória e Verdade

No dia 23 de dezembro de 2016, por meio do decreto nº 32.113, o governador Camilo Santana instituiu o Grupo de Trabalho Memória e Verdade do Estado do Ceará, com o objetivo central de estabelecer uma política estadual de memória do Ceará.

No Grupo de Trabalho Memória e Verdade estão os seguintes órgãos estaduais: Gabinete do Governador, por intermédio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos, Secretaria da Educação do Estado do Ceará, Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e Secretaria da Justiça do Estado do Ceará, além de um representante de cada uma das seguintes instituições: Universidade Estadual do Ceará, Universidade Estadual do Cariri, Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Serviço: I Encontro Grupo de Trabalho Memória e Verdade

Data: 02/05 (Terça-Feira)
Local: Rua São Paulo, 51 – Centro, Fortaleza – CE
Hora: 14 horas

*Fonte: Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humano do Gabinete do Governador