Ceará registra greve geral em vários municípios

28 de abril de 2017 - 20:14

A Praça da Bandeira, no Centro, foi o ponto de concentração dos atos, de acordo com a organização foram registradas 100 mil pessoas (Imagem: Ascom/Sindicato APEOC)

Fortaleza e outras cidades cearenses e todo o Brasil amanheceram com protestos em vários pontos nesta sexta-feira (28), dia marcado pela greve geral contra os projetos de reforma trabalhista e da previdência. Na capital cearense, o protesto começou ainda pela madrugada. Manifestantes realizaram bloqueios nos acessos as garagens de ônibus. A Praça da Bandeira, no Centro, foi o ponto de concentração dos atos, de acordo com a organização foram registradas 100 mil pessoas.

No porto do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, também houve paralisações. No Aeroporto Internacional Pinto Martins, um grupo tentou impedir o check-in de passageiros, mas foi retirado de forma pacífica por policiais. Três voos foram cancelados. Os profissionais da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) também aderiram à paralisação. Como havia sido previsto, escolas estaduais, municipais e particulares fecharam as portas e dispensaram alunos e professores nesta sexta-feira. Mostoristas e cobradores de ônibus de Fortaleza aderiram às greves, foram registrados dezenas de ônibus com pneus furados, trajetos modificados e veículos contidos em garagens.

Interior do Ceará

Em Itapipoca, município cearense, também foram registrados atos contra a reforma da Previdência. A juventude rural e o movimento indígena reuniram-se na praça da Matriz da cidade, na manhã desta sexta.

Em Uruburetanma, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, o dos professores e a população aderiram aos atos. Uma passeata foi realizada pela manhã para conscientizar os moradores sobre o tema da Reforma da Previdência.

Em Sobral, cerca de 2 mil pessoas se concentraram na Praça de Cuba. Estudantes, professores, representantes de igrejas, dos Correios e de movimentos sociais saíram em passeata pelo Centro gritando palavras de ordem pelas principais ruas do Centro do Município. A Guarda Municipal controlou o trânsito e a Polícia Militar deu apoio na segurança da região. O comércio abriu as portas normalmente, mas nas instituições públicas o ponto foi facultativo. No Centro de Tauá, os manifestantes também realizam atos.

A cobertura completa desta sexta-feira de manifestações você acompanha no Jornal da TVC desta sexta-feira (28) logo após o programa Nos Corredores do Poder, às 19h. Sintonize com a gente pelos canais: VHF 5, NET 17, Multiplay 17 e Vivo 5.