XII Bienal do Livro lança programação

5 de abril de 2017 - 18:31

A programação completa foi lançada hoje no auditório do Centro Dragão do Mar

A XII Bienal Internacional do Livro do Ceará apresentou nesta quarta-feira no auditório do Centro Dragão do Mar a sua programação e os seus novos autores e convidados. Participaram da mesa o secretário de Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Santos; o presidente do Instituto Dragão do Mar, Paulo Linhares; a coordenadora geral da Bienal, Mileide Flores; o curador da Bienal, Kelsen Bravos e o secretário da Secretaria de Ciência e Tecnologia e Educação Superior do Estado, Inácio Arruda.

Referência no calendário cultural nacional, a XII Bienal Internacional do Livro do Ceará é um grande espaço de encontros entre diversos públicos e grandes autores e convidados do Ceará, do Brasil e do mundo, promovendo a reinvenção da vida por meio da arte, do conhecimento, da palavra em seus múltiplos meios e possibilidades. Com o tema “Cada pessoa, um livro; o mundo, a biblioteca”, esta nova edição da Bienal, que acontece de 14 a 23 de abril de 2017, no Centro do Ceará e em múltiplos espaços de Fortaleza, traz o renomado escritor Lira Neto assinando a coordenação da curadoria, também integrada por Kelsen Bravos e Cleudene Aragão.

Durante a apresentação da programação, o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos, destacou a presença da literatura cearense no evento. “”Nossa Bienal tem uma cara de ‘cearensidade’. Na sua programação, nas suas manifestações, o Ceará está sempre presente”, frisou.

Com uma programação extremamente ampla, diversificada, ousada e que tem a qualidade por prioridade, a partir do tema que propõe itinerários por entre os acervos formados por cada pessoa e a biblioteca composta pela interação da sociedade, a Bienal oferta ao público atrações de natureza artística e literária, incluindo encontros entre autores, palestras, mesas-redondas, conferências, oficinas, contações de histórias, lançamentos de livros e outros eventos. Sempre tendo a palavra como fio condutor, mas de modo aberto a todos os meios e possibilidades, com o livro e para além dele. Uma programação democrática e de acesso gratuito, contemplando todos os públicos – infantil, juvenil e adulto – e inúmeros temas e áreas de interesse.

Mestres da Cultura participarão com destaque Bienal

Um dos grandes diferenciais da XII Bienal Internacional do Livro do Ceará será a ampla participação dos mestres da Cultura tradicional e popular do Ceará. Serão 25 mestres, de todas as regiões do Estado e de várias categorias de saberes: mãos, corpo, voz, alma, em um amplo e representativo painel das tradições, dos ofícios, saberes e fazeres dos mestres oficialmente reconhecidos pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura. A iniciativa se soma ao compromisso da Secult de maior valorização dos mestres e de promoção de mais ações de repasse de seus saberes, com a criação de novos canais de interlocução com o público em geral.

Tecnologia na Bienal

A ciência e a tecnologia terão destaque dentro da programação da XII Bienal Internacional do Livro do Ceará. Entre as principais atrações, a participação inédita do físico, astrônomo e escritor Marcelo Gleiser, que falará sobre o tema “A humanidade, o universo, a vida: perspectivas da Ciência, Filosofia e Religião” no auditório principal do evento, no domingo (16/4). Um espaço denominado “Luz do Conhecimento” irá reunir oficinas, exposições e lançamentos de livros relacionados à Ciência e Tecnologia. O local abrigará a “Praça de Jogos Digitais”, além de competições de robô de sumô, criações em impressora 3D e exposição de drones.

Veja programação das rodas de conversa:

A primeira roda, no dia 15/4, reúne os mestres Aldenir (do Reisado, do Crato) e Zé Pio (do Reisado e do Bumba-meu-boi, de Fortaleza), com mediação do antropólogo Oswald Barroso, com o tema “O corpo é uma festa; o coração, um templo sagrado”, contemplando duas diferentes vertentes de uma mesma manifestação.

No domingo, 16/4, o tema “O corpo é um texto; a vida, alegria” inspira os mestres Gilberto Calungueiro (Teatro de bonecos, de Icapuí) e Palhaço Pimenta (Arte Circense, de Fortaleza), com mediação de Simone Castro.

Na segunda, 17/4, o tema “A voz é um sentimento; a palavra, o sertão” é o mote para Mestre Dina (Vaqueira Aboiadora, de Canindé), Mestre Pedro Coelho (Vaqueiro, aboiador e poeta, de Acopiara) e Mestre Lucas Evangelista (Cordelista, de Iguatu), com mediação de Rosemberg Cariry.

Na terça-feira, dia 18/4, o público participa da roda sobre o tema “As mãos são artes; a cabeça, imaginação”, com Mestre Espedito Seleiro (Artesanato em couro, de Nova Olinda) e Mestre Deoclécio Soares Diniz – Mestre Bibi (Artesão, escultor, de Canindé) e Mestre Zé Pedro (Artesanato em cipó, de Guaramiranga). A mediação é do renomado professor e pesquisador Gilmar de Carvalho.

Na quarta-feira, 19/4, o tema “A alma é um encanto, a memória divina” será o mote para a Mestre Cacique Pequena (Cultura Indígena, de Aquiraz), o Mestre Pajé Luiz Caboclo Tremembé (Cultura indígena, de Itarema) e o Mestre Cacique João Venâncio (Cultura indígena, de  Itarema). A mediação é do coordenador de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Secult, historiador Alênio Carlos Noronha Alencar.

Na quinta, 20/4, o tema é “A vida é um som; a música, um sonho”, com Mestre Cirilo (Maneiro-Pau, Côco e São Gonçalo, do Crato), Mestre Chico Paes (Sanfona de oito baixos, de Assaré) e Mestre Antonio Hortênsio (Rabeca, de Reriutaba). A mediação fica por conta da coordenadora do escritório regional da Secult no Cariri, Dane de Jade.

Na sexta-feira, 21/4, o tema “O corpo é uma festa; o coração, um templo sagrado” reúne os mestres Moisés Cardoso (Dança do Coco, de Trairi), Vicente Chagas Gondim (Reisado, de Guaramiranga) e Maria do Horto (Benditos, de Juazeiro do Norte), com mediação do antropólogo e pesquisador Oswald Barroso.

No sábado, 22/4, o tema é “O corpo é um texto, a vida um drama”, reunindo Mestra Dona Zilda (dos Dramas, de Guaramiranga), Mestra Ana Maria (dos Dramas, de Tianguá) e Mestra Terezinha Lino (dos Dramas, de Beberibe). A mediação é da professora e pesquisadora Lourdinha Macena.

Fechando a Bienal, no domingo, 23/4, o tema “As mãos são artes; a cabeça, imaginação” reúne Mestra Francisca Pires (Rendeira, de Cascavel), Mestra Lúcia Pequena (Cerâmica em barro, Limoeiro do Norte) e Mestra Maria Cândido (Cerâmica em barro – Juazeiro), com mediação do escritor e pesquisador Gilmar de Carvalho.

Confira a programação completa XII Bienal Internacional do Livro do Ceará aqui.

Veja a lista dos autores já confirmados:

Adelaide Gonçalves – Pesquisa e ensaio
Ademir Assunção – Literatura – poesia e letra de canção / Jornalista
Affonso Romano de Sant’Anna – Literatura – ficção
Almir Mota – Literatura infantil
Ana Miranda – Literatura – ficção
André Neves – Literatura infantil – autor e ilustrados
Angela Escudeiro – Literatura infantil, contos / Bonequeira
Angela Gutierrez – Literatura – romance
Antônio Prata – Literatura – ficção
Benita Prieto – Literatura infantil – autora e contadora de histórias
Bule Bule – Literatura – cordel, repente, letra de canção
Cristovão Tezza – Literatura – ficção
Daniel Galera – Literatura – ficção
Daniel Munduruku – Literatura – ficção
Dimas Macedo – Literatura – poesia, ensaio, crítica literária
Eliane Brum – Literatura – jornalismo
Eugênio Leandro – Literatura – romance, conto, letra de canção
Fernanda Meireles – Literatura – conto, fanzine, novos meios
Flavio Paiva – Literatura – poesia, conto, letra de canção, literatura infantil
Frei Betto – Literatura – ensaio
Gilmar Chaves – Literatura – poesia e romance
Gilmar de Carvalho – Literatura – ficção / Pesquisa – ensaio
Horácio Dídimo – Literatura – poesia e ficção / ensaio
Ignácio de Loyola Brandão – Literatura – ficção
Isabel Lustosa – Literatura – ficção e não ficção
Jefferson Assunção – Literatura – ensaio
Jorge Pieiro – Literatura – conto, crônica, ensaio
José Augusto Bezerra – Bibliófilo, presidente da Academia Cearense de Letras
José Castilho Marques Neto – Filosofia – ensaio
Leonardo Sakamoto – Jornalismo / Literatura – contos
Luiz Antonio Simas – Pesquisa – biografia e ensaio
Luiz Ruffato – Literatura – ficção
Marcelino Freire – Literatura – poesia
Márcia Tiburi – Literatura e filosofia – ficção
Marina Colasanti – Literatura – ficção
Mary Del Priore – Literatura – historiografia – gênero
Natercia Pontes – Literatura – contos
Natercia Rocha – Literatura – contos e poesia
Nei Lopes – Literatura – contos e letra de canção / Pesquisa – ensaio
Oswald Barroso – Literatura – ficção, poesia, letra de canção / Pesquisa – ensaio
Paulo Lins – Literatura – romance
Pedro Salgueiro – Literatura – conto
Raymundo Netto – Literatura – conto, crônica, romance
Renato Janine Ribeiro – Literatura – filosofia e educação
Ricardo Aleixo – Literatura – poesia, letra de canção e dramaturgia
Ricardo Guilherme – Literatura – ficção/dramaturgia
Ricardo Kelmer – Literatura – conto, poesia, roteiro, letra de canção
Rosemberg Cariry – Literatura – poesia, ficção, dramaturgia, ensaio
Sérgio Rodrigues – Literatura – ficção
Socorro Acioli – Literatura – ficção
Tércia Montenegro – Literatura – ficção
Valter Hugo Mãe – Literatura – ficção