Açude Califórnia, em Quixadá, sangra e renova esperanças dos produtores

23 de março de 2017 - 14:52

O açude Califórnia, localizado em Quixadá, Região Sertão do Estado (Vídeo enviado pelo telespectador Naldinho da Califórnia)

O açude de Califórnia, distrito de Quixadá, no Sertão do Estado, sangrou na madrugada desta quinta-feira (23). De acordo com moradores da região, o reservatório estava seco há quase cinco anos.

A notícia é vista com festa pela população da região que renova as esperanças com as chuvas dos últimos dias. Os produtores da região irão realizar no domingo (26), às 8h, um ato de agradecimento na parede do açude para agradecer a sangria do reservatório.

Quixadá, fica localizada a 158 km de Fortaleza e é conhecida como a terra da galinha choca por possuir formações rochosas em forma de galinha.

A notícia foi vista com festa pela população da região (Foto: Portal Monopolis Post)

Chuvas no Ceará

De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), até as 8h desta quinta-feira, o posto pluviométrico da Messejana registrou a maior chuva de 42 milímetros. Foi registrada precipitação também no Posto Água Fria de 29 milímetros. Já o Posto Pici, também em Fortaleza, apontou 14 milímetros.

Nesta quinta-feira, as chuvas se concentraram principalmente na Região Jaguaribana e Região Sertão Central e Inhamuns do estado. As precipitações ocorreram em mais de 100 cidades das 184 do Ceará, sendo os maiores volumes em Quixeré (102 milímetros), Russas (91), Madalena (76.6) e Paraipaba (76.2), Alto Santo (76 milímetros), Beberibe (70 milímetros), Paracuru (66 milímetros) e Quixadá (58 milímetros).

Ainda para esta quinta (23) e também para sexta-feira (24) a Funceme prevê dias nublados e chuvosos em todas as regiões do Ceará. As chuvas são ocasionadas pela atuação de uma zona de convergência intertropical no Nordeste brasileiro.

Rodrigo Neto
Redator do Portal da TVC